Dilma decide que Sérgio Côrtes será o ministro da Saúde


Depois de escolher os principais nomes da equipe econômica , a presidente eleita, Dilma Rousseff , já decidiu quem será o ministro da Saúde. Após uma reunião de mais de três horas na noite de segunda-feira, na Granja do Torto, com o governador Sérgio Cabral, ficou acertado que o ministério será ocupado por Sérgio Côrtes, secretário de Saúde do Rio, conforme adiantaram nesta terça-feira as colunas de Ancelmo Gois e Panorama Político, de Ilimar Franco.


Dilma e Cabral conversaram durante o fim de semana sobre o assunto, mas o martelo só foi batido na reunião de segunda-feira. O cargo de Côrtes no estado deverá ser preenchido por Monique Fazzi, atual subsecretária-geral, mantendo o perfil técnico da secretaria.

Em entrevista à rádio CBN, na manhã desta terça-feira, o governador do Rio preferiu não confirmar a ida de Côrtes para Brasília.

- Depende dela (Dilma), mas a perspectiva é muito grande - disse, acrescentando. - Sérgio Côrtes no ministério da Saúde é uma contribuição do Rio para o Brasil.

Pouco tempo depois, durante a inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro dos Macacos, Cabral confirmou que liberou o secretário de Saúde do Rio para ser ministro.

Pelo Twitter, o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, comentou na tarde desta terça-feira pelo Twitter a escolha de Côrtes. "Nenhuma chance de dar certo", escreveu.


No Rio de Janeiro, Côrtes foi o responsável pela implantação das Unidades de Pronto-Atendimento 24 Horas, as UPAs, que depois foram replicadas pelo governo federal para outros estados. Mas a ida dele para o Ministério da Saúde não tem relação somente com as UPAs. Segundo uma fonte do setor, Dilma espera que o atual secretário implemente na pasta projetos de prevenção e atenção à saúde básica, além de manter um olhar sobre a atenção à mulher. Na gestão de Côrtes, o Rio criou um Hospital da Mulher em São João de Meriti e um projeto para atender gestantes de baixo risco. Ainda na campanha, uma das promessas de Dilma foi a implantação de uma rede-cegonha para as gestantes.

Sérgio Côrtes tem 45 anos e é ortopedista com especialização em cirurgia de quadril. Antes de assumir a Secretaria de Saúde na gestão de Cabral, foi diretor-geral do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e também médico da seleção masculina de vôlei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário