Reta final - Cid reúne políticos aliados


Por Laura Raquel
laura@oestadoce.com.br

Sob a liderança do governador Cid Gomes (PSB), vereadores da base governista e até de outras plagas reuniram-se na manhã de ontem no Marina Park Hotel, na Praia de Iracema, com o objetivo de afinarem o discurso nesta reta final da campanha em prol da candidata do PT à Presidência Dilma Rousseff, no Ceará. O encontro teve a colaboração do presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Deuzinho Filho (PMN), que, no primeiro turno, apoiou o candidato tucano à Presidência José Serra. Além dos vereadores, estiveram presentes o vice-governador eleito Domingos Filho (PMDB), o atual vice, Francisco Pinheiro (PT), os senadores eleitos Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), o senador Inácio Arruda (PCdoB), dentre outros parlamentares.

Ao chegar, Cid ressaltou a importância dos vereadores no engajamento final da campanha, qualificando-os como a ponte entre o eleitorado. “Nosso objetivo é reunir o máximo de forças para garantir uma votação expressiva para Dilma neste segundo turno”, destacou Cid. O governador discursou pedindo cooperação total nesta reta final e afirmou que o objetivo de alcançar os 80% dos votos cearenses para candidata petista estaria próximo de ser atingido. Segundo ele, pesquisas internas mostram o percentual de 74,4% para Dilma no Estado.

Sem citar nomes, Cid criticou a postura de governos anteriores. “Quem mandou neste País sempre governou para o Sul e Sudeste. Lula fez diferente”, alegou o governador, acrescentando que a petista dará prosseguimento aos projetos já desenvolvidoS pelo governo Lula.

Usando a UVC
Deuzinho Filho, por sua vez, disse à reportagem do jornal O Estado que seu apoio no primeiro turno foi restrito ao PSDB local. Com relação à política nacional, seu posicionamento foi de neutralidade. No entanto, após algumas “conversas”, mudou de ideia e optou pela candidatura de Dilma. Deuzinho justificou a mudança, afirmando que o projeto de Dilma está em “concordância” com as políticas do Estado.

Questionado sobre as recentes declarações do vice-presidente da UVC, vereador Marcelo Mendes (PTC), Deuzinho afirmou que a instituição continua neutra. Segundo ele, apenas sua convicção pessoal mudou pelo fato do governo federal estar em consonância com a gestão estadual.

Mendes, na manhã de ontem, em sessão na Câmara Municipal, pediu renúncia do cargo. Ele acusa Deuzinho de estar usando a instituição para fins eleitorais. Para ele, “a UVC não é para tratar disto [assuntos eleitorais]”. Ao contrário, “é uma instituição para cuidar e zelar dos reais interesses da nossa categoria, da luta pelo fortalecimento da condição do vereador”.

Tucanos rebeldes
Mais uma vez, a reunião cidista atraiu alguns parlamentares do PSDB. Todos pareciam estar em harmonia com o discurso de Cid Gomes. Podiam ser encontrados no salão o deputado estadual Osmar Baquit (PSDB), o prefeito de Caridade, Junior Tavares (PSDB), o prefeito Jonas Muniz, do município de Cruz, dentre outros.

Eles pareciam não se preocupar com o ultimado do presidente estadual do PSDB, Marcos Penaforte. Na última semana, Penaforte advertiu o tucanato de que qualquer liderança peessedebista que não apoiar o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, estará sujeito a processo de expulsão por infidelidade partidária. Tal ameaça, no entanto, pareceu não intimidá-los. Ao O Estado, Junior Tavares – prefeito de Caridade – disse concordar com o projeto defendido por Cid Gomes e declarou-se eleitor de Dilma Rousseff. Questionado se temia receber represália, Tavares foi enfático: “Não tenho medo. Não teve no primeiro turno. Não terá punição”.

Também do PSDB, Baquit tratou logo de se defender: “Sou eleitor do Serra. Estou aqui a convite do Agenor Neto [prefeito de Iguatu] para tratar de assuntos da região Centro-Sul. Lá, tive expressiva votação”. Já Jonas Muniz preferiu não se pronunciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário