Dilma consolida votos no Ceará

Por Rodolfo Oliveira
Da Redação

A candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse ontem, durante carreata na Praça do Ferreira, no centro de Fortaleza, que, nas eleições do próximo domingo, caberá ao eleitor escolher “dois modelos que vão se enfrentar no dia 31”. De acordo com Dilma, “um que sempre voltou as costas para o Nordeste e outro que vai dar continuidade às ações do governo Lula”. A presidenciável estava acompanhada do governador reeleito Cid Gomes (PSB), do deputado federal e um dos coordenadores da campanha petista Ciro Gomes (PSB), dos senadores eleitos José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), além do vice-governador eleito Domingos Filho (PMDB), do senador Inácio Arruda (PCdoB) e de vários outros parlamentares governistas. Curiosamente, a visita de Dilma a quatro dias das eleições coincidiu com um comício realizado pelo presidente Lula no mesmo local quatro dias antes das eleições de 2002, quando foi eleito pela primeira vez.

Em um rápido discurso, Dilma agradeceu os votos obtidos no Ceará no primeiro turno e disse que “essa é a hora de eleger uma mulher para a Presidência da República”. Dilma obteve 66% dos votos válidos no Estado, enquanto o candidato tucano à Presidência conquistou 16%, mesmo porcentagem alcançada pela então candidata Marina Silva (PV). Falando a uma multidão de militantes e simpatizantes de sua candidatura – que mesmo sob o sol forte do fim de outubro não arredou pé do local, aguardando-a desde o meio-dia – Dilma classificou o povo cearense como “trabalhador” e que “esse povo [referindo à multidão] me enche de força. Tenho certeza que serei eleita a 1º presidenta do Brasil”, conclamou. Tendo chegado por volta das 14 horas, Dilma permaneceu por cerca de 30 minutos na Praça do Ferreira e deixou o local rumo ao aeroporto, onde embarcou com destino a Caruaru, em Pernambuco, onde participou de uma nova carreata, e Vitória da Conquista, na Bahia, onde participou de um comício.

Dilma desistiu de dar entrevista porque não haviam equipes de TV no aeroporto onde ela embarcaria para Pernambuco. Informada que repórteres de jornais, agência de notícias e portais de internet estavam esperando do lado de fora do hangar de onde sairia seu voo, a candidata ainda esperou cerca de 10 minutos por equipes de TV, tempo durante o qual ela conversou com aliados políticos. A Polícia Militar estimou em 35 mil o número de pessoas que foram à Praça do Ferreira ouvir a candidata.

A visita de Dilma ao Ceará faz parte de um roteiro pelos estados nordestinos cujo propósito é consolidar o favoritismo da candidata na região, onde obteve larga vantagem no primeiro turno. Esta é a segunda passagem da presidenciável à cidade, uma vez que em setembro a candidata realizou uma vista relâmpago a Fortaleza, quando gravou cenas que foram utilizadas em seu programa eleitoral na televisão.

Empolgação
Um mar de pessoas espraiou-se nas calçadas e ruas adjacentes à Praça do Ferreira, que sumiu sob os pés da multidão. Um telão exibia vídeos da campanha da candidata e uma torre de som repetia jingles em prol de Dilma. Bandeiras agitavam-se à brisa insuficiente para refrescar o calor. Militantes cantavam empolgados e distribuíam adesivos da candidata, enquanto as pessoas dividiam com os veículos os raros espaços vazios. “Uma loucura total”, esbravejou o vendedor de uma loja próxima à praça. Fátima Feitosa, 48 anos e militante do PT, referindo-se ao aperreio generalizado, avaliou que “tudo isso vale a pena se for para ajudar a consolidar a vitória da Dilma no Ceará”. Questionada sobre a escolha do local para realizar a carreta, ela disse que “aqui é o coração de Fortaleza, tem um peso simbólico enorme e acho importante que seja aqui mesmo”. Ao seu lado, a amiga de Fátima questionou a reportagem. “Saí quando? Posso falar também?”. Autorizada a pronunciar-se, Iolanda de Castro, 43 anos, gabou-se de ter conseguido convencer motoristas a pôr o adesivo de Dilma em seus veículos. “Na verdade, eu consegui até fazer com quem algumas pessoas trocassem o adesivo do Serra pelo da Dilma”. Sobre a passagem da Dilma a Fortaleza, Iolanda classificou-a como emocionante, “a gente sente na pela a emoção”. Questionada sobre a intenção de voto, Iolanda disse que “a candidatura da petista fortalece a coragem da mulher cearense em enfrentar desafios”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário