Armando o circo

Nova York (EUA) – 6 graus - O Consulado Geral Brasileiro prepara a festa da democracia para este domingo, 31, quando haverá a eleição, em segundo turno, para a Presidência da República. Para o eleitor registrado em Nova York, o 2º Turno será realizado entre 08 e 17h, no MetropolitanPavilion (125 West 18th Street). Só votarão no local os brasileiros que já tenham transferido seus títulos e estejam registrados para votar em Nova York.O eleitor deverá apresentar-se, no momento da votação, com o título de eleitor e um documento de identidade oficial com foto. Caso não disponha do título, o eleitor poderá votar com o documento de identidade, apenas.

O eleitor não poderá votar, se tiver apenas o título (decisão do STF de 30/09/2010). A expectativa aqui é que seja bem maior o número de eleitores que se apresentarão para votar porque quem não votou no primeiro turno, se perder a eleição, ficará muito perto de ter seu registro cancelado, o que ocorre a cada três eleições perdidas sem que haja o acerto com a Justiça Eleitoral. José Serra venceu a eleição em Nova York, o maior colégio eleitoral no exterior. Ele recebeu 3.753 votos, contra 2.198 votos dados a Dilma Roussef. Em terceiro ficou Marina Silva, que teve 2.104 votos, e, em quarto, Plínio de Arruda Sampaio, com 106 votos. Ao todo, votaram em Nova York 8.809 eleitores do total de 21.076 registrados nas 54 seções eleitorais. A votação teve ainda 258 votos em branco e 250 votos nulos.

No total, mais de 200 mil brasileiros residentes em 154 municípios no exterior estão cadastrados pela Justiça Eleitoral para votar, e o farão para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Quem votou no primeiro turno deve comparecer também no segundo, ou justificar a ausência. O voto no exterior também é obrigatório, e a justificativa deve ser encaminhada ao consulado brasileiro mais próximo da residência do eleitor.

Quem reside fora do país está sujeito a penalidades impostas pela lei brasileira, caso não votem ou justifiquem ausência. Uma delas, e que pode complicar muito a vida de quem mora fora do Brasil é a impossibilidade de renovação do passaporte, enquanto não regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Nos países onde haverá votação, as informações sobre hora e local de votação ficarão sob responsabilidade das missões diplomáticas ou as repartições consulares.
(Macário Batista - Enviado Especial aos Estados Unidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário