SEMANA DO IDOSO


Unidade de Abrigo dos Idosos celebra o Dia Internacional da Pessoa Idosa


Atividades lúdicas, apresentações musicais e passeios marcam esta Semana do Idoso no Abrigo dos Idosos, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. Iniciada na última segunda-feira, 27, com apresentação da Banda do Corpo de Bombeiros e do grupo de balé Gorete Quintela, a Semana de celebração ao dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado neste próximo dia 1º de Outubro.

A programação, organizada pelo Abrigo, consta oficinas, dinâmicas, apresentações artísticas e passeios por Fortaleza, que vão levar os 105 jovens da terceira idade para cinco dias de divertimento pela capital. “É uma forma não de apagar, mas de amenizar o sofrimento de milhares de idosos que sofrem maus tratos e abandono, e lembrarmos do quantos esses senhores e senhoras fizeram por nossa cidade, nosso estado, nosso país”, lembra Iolanda Nottingham.

A programação completa segue a baixo e o Abrigo dos Idosos pode ser contatado pelos telefones: 3101.2732/2733 e 8877.0070 (Maria Iolanda)

CIAPREVI

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa preocupante problema de saúde pública, fato que se tornou evidente apenas nas últimas décadas. A maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar, sendo as principais vítimas mulheres com mais de 60 anos.

Inaugurado em junho de 2009 com o objetivo de auxiliar idosos vítimas dessa dura realidade, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (CIAPREVI), unidade da STDS, já registrou 925 denúncias até hoje. No último mês de Agosto, foram registradas 60 casos de denúncias, com média diária de 1,93 ocorrência. Em Setembro, até o dia 26, houve um total de 56 denúncias. A maior incidência de violência aconteceu, nesse último mês, com mulheres e com idosos com idade acima de 70 anos.

O CIAPREVI atende casos de violência psicológica, financeira, física e sexual, além de casos de negligência, abandono e auto-negligência por meio dos serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário