Na ausência de Cid Gomes, Lúcio e Cals atacam

Os candidatos Lúcio Alcântara (PR) e Marcos Cals (PSDB) aproveitaram o último debate antes do pleito de 3 de outubro, promovido ontem à noite pela TV Jangadeiro, para abordar as denúncias veiculadas pela revista Veja contra o governador e candidato à reeleição Cid Gomes, que não compareceu. Segundo a TV Jangadeiro, Cid não justificou a ausência. Conforme aquela publicação, os irmãos Cid e Ciro Gomes teriam comandado um esquema de desvio de verbas de prefeituras cearenses em parceria com o empresário Raimundo Morais Filho. Ainda conforme a Veja, o montante desviado, estimado em R$ 300 milhões, teria sido empregado nas campanhas dos irmãos Gomes.

No primeiro bloco do debate, no qual os candidatos fizeram perguntas entre si, Lúcio escolheu Cals e não perdeu tempo: quis saber do tucano o que este pensava daquele “escândalo” e como avaliava a relação entre Cid e Raimundo Morais Filho. Cals se disse “indignado” com o que chamou de “o maior escândalo de corrupção da história do Ceará” e acusou Cid de não ter comparecido ao debate “para não dar explicações”. O candidato tucano afirmou ainda que “o governador tinha tanta intimidade com o empresário que o conhecia como ‘Moraisinho’”.

O ex-governador continuou o discurso dizendo que Cid mentira quando afirmou desconhecer Raimundo Morais Filho, referindo-se a um vídeo em que, segundo Lúcio, o governador trata o empresário por “Moraisinho, essa grande liderança”. Lúcio arrematou declarando que o governador sofre um “déficit moral e ético”.

Na seqüência, Cals comentou os números da pesquisa Datafolha divulgada na última segunda, que mostra diminuição da vantagem de Cid em relação ao levantamento anterior. “A população é tão sábia que na última pesquisa o governador caiu 10 pontos, primeiro em Fortaleza e na Região Metropolitana, porque a informação chega mais rápido”.

Lúcio e Marcos retomaram a parceria opositora no terceiro bloco, quando o tucano mencionou a viagem de Cid a Nova York e perguntou ao ex-governador se Cid havia lhe informado a forma de pagamento do passeio. “Não. Ele [Cid] tentou dizer que era uma armação. Tenho insistido nesse assunto porque é um tema de fundamental importância. Como se explica essa viagem com o salário que ele tem, de 11.600 reais?”
Seguindo a linha, Cals ironizou a acusação de que o vídeo que circula na internet com imagens de Cid em férias tivesse sido produzido por Lúcio. “O governador insinuou que você, Lúcio, tivesse feito o vídeo. Fiquei surpreso, porque imagino que você não estava dentro daquele avião”, gracejou o tucano, arrancando gargalhadas dos assessores que assistiam ao debate.

Lúcio encerrou o bloco afirmando que “o candidato à reeleição tem mentido sistematicamente”. Entre essas mentiras, segundo o ex-governador, estaria a alegação de que desconhece Raimundo Morais Filho e sua declaração de que iria processar a revista Veja. “Até agora ele não o fez”, observou Lúcio. Também participaram do debate a candidata do PSOL, Soraya Tupinambá, e Marcelo Silva, do PV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário