Morre o artista uruguaio Carmelo Arden Quin, fundador do movimento Madí


Estive com Arden Quin duas vezes. Ambas em sua residencia, em París.
O primeiro encontro. Nos jardins de sua casa, nos arredores de Paris, Arden Quin recebeu este repórter para um almoço regado a um bom vinho. Comemos queijos, alguns iguarias francesas e passamos pelo menos 4 horas conversando sobre Madi, sua vida e sua obra e, por fim, o Museu em Sobral, conseguido graças ao empenho de dois jovens artistas plásticos, um cearense, o José Guedes, outro o pernambucano Jaildo, que mora em Paris faz mais de 20 anos. Ambos apaixonados por Madi e suas manifestações. Arden Quin doou a Sobral algumas de suas obras mais importantes, no valor de milhares de dólares. Não veio para a inauguração mas um dia disse pra mim de sua enorme satisfação em ver o Movimento Madi sendo expandido pelo mundo.



Reprodução
Obra do uruguaio Carmelo Arden Quin, fundador do movimento Madí

PARIS, 27 Set 2010 (AFP) - O uruguaio Carmelo Arden Quin, fundador do Madí, um dos movimentos artísticos mais importantes da América Latina, morreu nesta segunda-feira aos 97 anos em sua casa na periferia de Paris, informou sua esposa, Sofía Arden Quin.

O artista plástico, nascido em 1913 em Rivera Uruguai, perto da fronteira com o Brasil, morreu de forma tranquila em sua casa em Savigny sur Orgue, informou Sofía.

Arden Quin é considerado o fundador do Movimento Madí, que nasceu em 1946, em Buenos Aires.

"Sou um pintor Madí. Madí é uma postura filosófica, ética, não política. Uma de suas premissas é que o universo é geométrico, e que a obra não tem um limite estabelecido", explicou Quin em uma entrevista à AFP em meados de abril.

"Madí nasceu com um manifesto de Arden Quin postulando, entre outras coisas, que a geometria mantém o Universo e que o formato como a forma total deve ser uma criação única. Madi aboliou o quadro, o fez parte essencial da forma da obra", explicou.

Um dos museus dedicados ao Movimento Madí se localiza em Sobral, no Ceará, e há projetos para a construção de outro em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário