Sávio Bittencourt lança livros



Promotor de Justiça e articulista do Jornal O Estado apresentou duas novas obras sobre adoção e afeto

O promotor de Justiça Sávio Bittencourt lançou ontem à noite, em Fortaleza, seus dois novos livros, “A nova lei de adoção” e “A revolução do afeto”. O evento, realizado no Centro Cultural Oboé, foi uma promoção do Jornal O Estado e contou com a presença de representantes do Poder Judiciário e de instituições que cuidam de crianças e adolescentes à espera de adoção.
A cerimônia foi aberta pela diretora financeira de O Estado e fundadora do abrigo Casa de Jeremias, Soraya Palhano. Ela destacou a atenção que o jornal dispensa ao tema adoção. “Uma pauta assim é muito mais do que reportagem. É um conceito editorial”, declarou. “O Jornal O Estado é a mão que se estende por todos os rejeitados, abandonados, sem pai nem mãe”.
O autor e os livros foram apresentados pela procuradora geral de Justiça do Estado do Ceará, Socorro França. Ela confessou ter ido às lágrimas com as obras. “Chorei bastante. Passados mais de 60 anos da minha vida, vi que eu não havia refletido muito sobre algumas coisas. Sobre como é bom acordar e saber que tem alguém para cuidar da gente”, declarou. “O ato de adotar é um ato de amor supremo”.

Pai de cinco filhos, dois deles adotivos, o fluminense Sávio Bittencourt frisou que o Ceará é sua “terra adotiva literária”. Isso porque os livros lançados por ele ontem nasceram de sua experiência como articulista semanal do Jornal O Estado. “Foi no Ceará que ‘A revolução do afeto’ começou e ‘A nova lei de adoção’ tomou corpo”, informou Bittencourt.

A primeira das obras citadas “propõe uma reflexão. Nosso modo de vida precisa ser urgentemente repensado”, como sintetizou o autor. Para Bittencourt, “a vinculação absurda com nossos trabalhos, bens e egos” está prejudicando o desfrute de pessoas e coisas que nos são realmente vitais. O livro ‘A revolução do afeto’, arrematou o autor, “é uma reflexão que para que possamos tratar como mais importante aquilo que dizemos ser o mais importante”.

Já “A nova lei de adoção”, além do caráter informativo sobre a legislação que vigora desde novembro passado, constitui uma exortação para que as autoridades compreendam a urgência de resolver a situação de milhares de crianças abrigadas em todo o Brasil. “Se salvarmos uma vida, teremos salvado toda uma vida”.
Ao fim da solenidade, a presidente do Jornal O Estado, Wanda Palhano, e sua filha Soraya de Palhano foram homenageadas pelas filhas de Sávio Bittencourt, que lhes entregaram buquês de flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário