Lula demite presidente e diretor dos Correios


O substituto David José de Mattos já trabalhou com Roriz e Arruda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu demitir o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o diretor de Recursos Humanos, Pedro Magalhães. As exonerações serão publicadas hoje, no “Diário Oficial da União”. Custódio será substituído por David José de Mattos, um técnico de Brasília.

Com isso, Lula espera estancar a crise que há meses atinge a empresa, que registrou no ano passado o menor lucro desde o início do governo, o que levou o Planalto a determinar uma intervenção branca nos Correios.

As demissões constam das recomendações dos ministros Erenice Guerra (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Planejamento), responsáveis pelo raio X na empresa, entregue nesta semana a Lula.

O nome do novo presidente foi definido pelo Palácio. O ministro José Artur Filardi (Comunicações), a quem os Correios é subordinado, foi apenas comunicado da decisão, assim como a cúpula do PMDB.

Novo presidente
Convidado pelo Palácio do Planalto a assumir a presidência dos Correios, David José de Matos já trabalhou nos governos de Joaquim Roriz (PSC) e José Roberto Arruda (sem partido) e foi mantido no governo mesmo após a crise do mensalão do DEM.
Engenheiro de carreira, ele é o atual secretário-geral da Novacap, estatal do DF responsável pelas licitações de obras, cargo que ocupa desde janeiro de 2009.

Ligado ao PMDB do deputado federal Tadeu Filippeli (DF), Matos foi o único mantido na Novacap pelo novo governador do DF, Rogério Rosso (PMDB), que demitiu os demais dirigentes indicados por Filippeli. Rosso substituiu Arruda no governo após este último ter se envolvido em escândalo de corrupção e perdido o cargo.

A reportagem apurou que Matos está reticente em aceitar o convite do governo para substituir Carlos Henrique Custódio, demitido da presidência dos Correios por não conseguir contornar a crise de gestão que atinge a estatal.
Matos tem avaliado que o cargo é muito visado. Ele só vai decidir após conversar com a família.

Penso eu - Se trabalhou com Roriz e Arruda é desenrolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário