O abservador


Na Rua da Paz, numero 422, tem uma casa antiga, pequena, reminiscencia do antigo Mucuripe, invadido por arranhas-céus e quetais de luxo. No pé do muro da casa, olhando de cima, tem uns caixotes sobre os quais se aboleta grande parte do dia, um cachorro com cara de mau, observando quem vai e quem vem. Seu posto fica exatamente em frente a uma garagem de um prédio metido a chic, por onde passam os observados do cão com mania de comadre de interior. Este cão, que por sinal tem o charme dos lordes dos cachorros, sempre de mãos cruzadas sobre o muro, numa elegancia digna dos habitantes da região, tem inspirado este blogueiro à observação das cenas que passam seja no calçadão da Beira Mar, logo ao lado, seja nas camarinhas da política, que é onde os artistas ensaiam os textos democráticos que todos um dia ouvirão.
O Ceará dá-nos essa perspectiva de aprender e ensinar, que nem a Unifor. Por exemplo; Vice-Governador. Candidatos a vice no Ceará estão sobrando. Só os tucanos descartaram mais de oito, citando os mais votados, Paulo Oliveira, Paulo Duarte (veja como tem Paulo) Tania Gurgel aforamente um povo do interior, como Manel Salviano e dona Edileusa, lá da Viçosa. Agora, a tristeza: O Zé Serra desesperado por um vice e no Ceará sobrando, no partido dele.
Exemplo dois; tres dias de hibernação numa clínica de estudos de observação política em Belo Horizonte, fizeram de Alexandre Pereira, um genio da raça. A criação do Padre Zé pra dirigir o PP em Fortaleza virou adversária da noite pro dia, proque o que o moço queria era muito além do que o PP tinha pra dar. Então, como ele queria tudo ganhou o PPS num sei de quem. Virou presidente e candidato a tudo. Procurou "apoios" por todos os lados pra tocar seu projeto pessoal de padeiros no poder e conseguiu ser candidato ao senado na chapa de Lúcio Alcantara, candidatíssimo ao Governo, contra Cid que o derrotou há quatro anos e ao lado de Marcos Cals, sonhando, ambos, com um segundo turno ou coisa parecida. Lúcio também achou uma novidade pra ser seu vice; como não foi o Beto Studart, que estava com ele como vice quando perdeu pra Cid, Beto botou o genro, o senhor Vale.
No andar da carruagem ficou Cid livre do PT que enchia o saco querendo a vice e a outra vaga do Senado. Lula mandou dizer que era pra botar o Zé Pimentel na chapa do Governador,como candidato ao Senado que agora ficou com Eunicio, que seria o candidato de Cid Gomes e Zé Pimentel, o candidato do PT. E não se fala mais de Tasso, Senador. Este tem seu próprio nicho.
E vem tambem o PV, verde de esperanças vãs com aquele senhor Marcelo candidato e o Psol, com a engenheira Tupinambá, que também é nome de rádio e de bispo em Sobral. Só está faltando agora, para o observador da Rua da Paz, o Vice do dr. Cid e a candidatura do Raimundão, contra o roubo e a corrupção.Opa! Desculpas! Este era o slogan de Armando Falcão.
Eita mundo véio sem porteira, seu Zé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário