Juazeiro do Norte – CE A fraqueza política do Cariri se rende a força dos Inhamuns

A candidatura do deputado estadual Domingos Filho a vice-governador na chapa de Cid Gomes, vem a comprovar a total falência política na região do Cariri. Apesar dos esforços de vários prefeitos e outras lideranças políticas da região, não teve jeito. O governador não deu a mínima para o Cariri. Mais uma vez a região que já foi de vital importância para a política cearense, ficou em terceiro plano. Na chapa majoritária não tem ninguém do Cariri. Um caririense de Lavras da Mangabeira, deputado federal Eunicio Oliveira, foi homologado como candidato ao senado, ao lado do petista José Pimentel. Os dois vão disputar junto com o senador Tasso Jereissati, duas vagas de senador. Para os analistas políticos cearenses, as chances de eleição ficam para Tasso e Pimentel.

O Miséria publicou matéria no dia 17 de agosto do ano passado, falando sobre a fraqueza política na região do Cariri. Naquela data já era prevista a não participação de caririenses na chapa de Cid Gomes, ou em outra chapa qualquer. A região dos Inhamuns mostrou maturidade e união, deixando o Cariri bem longe do que sempre foi.

Segundo a matéria, a situação dos candidatos a deputado federal da região do Cariri é preocupante e piora ainda mais com a presença do atual prefeito de Parambu, que deve ser muito bem votado em vários municípios caririenses como candidato a deputado federal pelo PMDB. Os mais afetados serão mesmo os atuais deputados, Arnon Bezerra e Manoel Salviano, que estão perdendo colégios eleitorais para outros possíveis candidatos, dentre eles o ex-prefeito Raimundo Macedo (Raimundão) e Genecias Noronha, de Parambu. A situação lembra a eleição de 2002, quando o então candidato a deputado federal, o médico Lucildo Leite, tirou mais votos do que Salviano, Arnon e Rommel juntos.

Se por um lado Arnon e Salviano vinham perdendo espaços em Juazeiro do Norte e em outros municípios, com a popularidade e o crescimento do nome de Raimundo Macedo e a presença de Genecias Noronha, que estão visitando vários prefeitos, o prejuízo será enorme. Raimundão saIu candidato pelo PMDB, o mesmo partido de Genecias Noronha, que representa a região dos Inhamuns. Ambos estão formando dobradinhas com vários nomes que disputarão uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano. Raimundão deve ser campeão de votos no Cariri e Genecias conseguirá uma excelente votação nos Inhamuns.

MUITO FORTE

Ao contrário do Cariri onde as lideranças políticas estão de exaurindo, nos Inhamuns os políticos se fortalecem ainda mais. Numa região bem menor em numero de eleitores do que o Cariri, nunca faltou dois deputados estaduais eleitos com grande votação em Tauá, além de um deputado federal muito bem votado em todos os municípios daquela região.

É bom lembrar a força dos ex-deputados Julio Rêgo e Domingos Aguiar que nunca perderam uma eleição nos Inhamuns. Outro nome forte é o ex-deputado Antonio Câmara, que se somava com Julio Rego e Domingos Aguiar, quando era para o bem da região. Hoje lideram politicamente os Inhamuns os deputados Domingos Filho e Idemar Citó. Domingos saiu candidato a vice de Cid Gomes. Na região do Cariri os ex-deputados Mauro Sampaio e Orlando Bezerra fizeram história, seguidos por Carlos Cruz e Raimundão. Depois desses quatro a situação definhou e Juazeiro do Norte tem perdido um grande espaço político, mesmo sendo detentor do maior colégio eleitoral no interior do Ceará.

De Roberto Bulhões, do Pessoal do Blog no Cariri cearense

Nenhum comentário:

Postar um comentário