INDÚSTRIA DE GOIÁS VOLTA A PRODUZIR O ÚNICO MEDICAMENTO DO MUNDO QUE CURA PARA O VITILIGO

Farmacêutica retoma a fabricação do medicamento fototerápico, a base da mama-cadela, planta nativa do cerrado do Planalto Central do Brasil, que possui o princípio ativo Brosimum Gaudichaudi, o único eficaz no tratamento do vitiligo.

A Sauad Farmacêutica, indústria situada em Goiânia (GO), com 42 anos de experiência e especializada em produtos fototerápicos, se preocupou em retomar a produção do medicamento fitoterápico, único no mundo, que contém derivados furanocumarinos - Brosimun Gaudichaudii Trécul, principio ativo da mama-cadela. "O medicamento age com ação fotossensibilizante direta sobre os melanócitos desencadeando a produção de melanina, substância esta responsável pela natural pigmentação das lesões" explica o diretor da Sauad, José Carlos Vieria Araújo.

A mama-cadela é considerada a única planta reconhecida no combate ao vitiligo - doença caracterizada pela diminuição de melanina (pigmento que dá cor à pele), essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Sua causa ainda não é bem compreendida, embora o fator auto-imune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença que pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10-15 anos e 20-40 anos.

O princípio ativo encontrado na mama-cadela é uma furocumarina (substância fotossensibilizante) o "bergapteno" presente nas raízes, cascas e frutos verdes, também recomendada em estado natural na forma de chás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário