Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

PLÁCIDO FILHO DIZ QUE FALTA COMANDO
À ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

O líder da oposição, vereador Plácido Filho (PDT), criticou hoje, 29, na Câmara Municipal de Fortaleza, a administração da prefeita Luizianne Lins, que, segundo ele, precisa sair do “trono” e começar a governar. O parlamentar afirmou que o povo está cansado de viver em uma cidade sem comando, onde os hospitais públicos estão sucateados, falta medicamentos nos postos de saúde, equipamentos e profissionais para atender a demanda da população
“É lamentável chegarmos a esse ponto. A cidade está abandonada e quem mais sofre é a população mais carente”, completou Plácido. O líder da oposição ainda destacou a ausência da prefeita Luizianne Lins na convenção que homologou a candidatura de Cid Gomes ao governo do estado do Ceará. Plácido disse que essa atitude só demonstra o sentimento de inimizade que existe entre os dois. “O governador e a prefeita podem ser aliados, mas se tratam como inimigos”, disparou.
ESTALEIRO – O vereador Plácido Filho (PDT) ainda criticou o posicionamento da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, em relação ao estaleiro na cidade. Segundo o parlamentar, a prefeita deveria receber o Título de Cidadã de Pernambuco. “Agora, o estaleiro vai ser instalado em Pernambuco, gerando mais de 2 mil empregos para esse estado.”

ACRÍSIO DIZ QUE PREFEITA
FOI VITORIOSA COM ALIANÇAS

Para o vereador Acrísio Sena (PT) – líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal de Fortaleza – a resolução do Partido dos Trabalhadores do Ceará, construída ainda no início do ano, quase na sua totalidade, foi concretizada com as coligações oficializadas em torno da reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Os grandes derrotados, na opinião do vereador Acrísio, foram os tucanos, e a grande vitoriosa, a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.
As convenções estão mostrando quem, no Ceará, está do lado de Dilma Rousseff, candidata a presidente do PT, e de José Serra, do PSDB. Os partidos que estão aliados ao PSB e PT, fecharam com Cid Gomes, governador, e dois senadores, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). O PT só não foi vitorioso na indicação do vice-governador do Estado.
Acrísio Sena criticou o PSDB que, mesmo tendo apresentado candidato ao governador do Estado (Marcos Cals), ainda não entregou os cargos que tem governo. Ele disse que o senador Tasso Jereissati apresentou hoje como candidato Marcos Cals, um herdeiro dos coronéis (César Cals de Oliveira Filho) que derrotou em 1986. O lançamento da candidatura tucana, na opinião de Acrísio, é para minimizar a derrota para deputado estadual e deputado federal.
O vereador reclamou coerência do líder da oposição, Plácido Filho (PDT), que ao analisar o processo eleitoral, “disparou sua metralhadora giratória”, em discurso que ataca deste a presidência da República à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. “O PDT nacional está com Lula e com Dilma. O PDT estadual está com Cid Gomes”, afirmou Acrísio manifestou-se confiante na reeleição de Cid Gomes e na eleição de Eunício Oliveira e José Pimental para o Senado.
Ao vereador Carlos Dutra (PSDB), Acrísio disse que o PT estava com o PSB deste as eleições de 2006. “Não fomos nós que pulamos a janela agora”, enfatizou. Referindo-se a Plácido Filho, deixou no ar a interrogação: “O senhor, vereador, vai com quem nas eleições deste ano?”.

DR. CIRO SUGERE REMANEJAR EMPREGOS TERCEIRIZADOS
PARA MORADORES DO SERVILUZ

O vereador Dr. Ciro (PTC) defendeu hoje, 29, que a Prefeitura remaneje 1,2 mil empregos terceirizados para moradores do bairro Serviluz que estejam desempregados. A ideia consta em requerimento de sua autoria que entrou na ordem do dia de hoje, 29.
Segundo ele, os cargos terceirizados seriam uma forma de compensar a perda das vagas de trabalho que seriam criadas com a instalação do estaleiro Promar na Praia do Titanzinho. Ao mesmo tempo, o vereador criticou a quantidade de empregos deste tipo – em detrimento dos concursos públicos – e a falta de informações sobre o número real de pessoas ocupando os cargos.
“Segundo informações de terceiros, Fortaleza tem mais de 20 mil empregos terceirizados. O número não é exato. A Casa já enviou vários requerimentos para a prefeita solicitando esta informação.” Dr. Ciro chamou de “zoada” a apresentação na Câmara do projeto Aldeia da Praia, que deve beneficiar o Serviluz. “Os moradores não podem esperar mais. Precisam de emprego emergencial.”
Também discutindo o requerimento, Roberto Mesquita (PV) afirmou concordar com a decisão de não permitir a instalação do estaleiro em Fortaleza. Para ele, o Serviluz carece de serviços públicos e de alternativas que permitam sua sustentabilidade. Já Ronivaldo Maia (PT) acrescentou que nem toda a população do bairro concordava com a construção do equipamento. “Tenho certeza que Vossa Excelência foi bem intencionado, mas este não é o melhor modelo”, disse, referindo-se ao objeto do requerimento.
A proposição deverá retornar à pauta de amanhã, pois não contou com o quorum necessário para ser apreciada.

ELIANE AGRADECE APOIO DOS VEREADORES
AO IRMÃO SÉRGIO NOVAIS

A vereadora Eliane Novais (PSB) fez questão, hoje, 29, na sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, de agradecer aos vereadores e vereadoras da Casa que se manifestaram, fazendo uma corrente positiva pela saúde do ex-vereador Sérgio Novais, presidente do PSB da Capital Sérgio está em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, se recuperando de problemas de saúde. Segundo ela, Sérgio Novais estará de alta depois de amanhã, quinta-feira
Eliane Novais disse que seu irmão foi muito iluminado por ter conseguido seu pronto restabelecimento, superando todas as dificuldades. O ex-vereador está muito determinado, fazendo fisioterapia. O Partido Socialista Brasileiro, durante sua convenção, oficializou a candidatura de Sérgio a deputado federal.
O vereador Salmito Filho (PT), presidente da Câmara, que acompanhou a recuperação de Sérgio Novais, em nome da Casa, solidarizou-se com Eliane Novais, e garantiu que todos continuam rezando e, além de torcer pela Seleção Brasileira, torcendo também pelo restabelecimento de Sérgio Novais.

ADELMO ENALTECE CANDIDATURA DE LÚCIO
AO GOVERNO DO CEARÁ

O vereador Adelmo Martins (PR), anunciou hoje, 29, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, que o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, será candidato a governador do Estado nas eleições de 2010. O Partido Republicano realizará ainda hoje uma convenção para lançar nome próprio para governador.
O parlamentar destacou a importância do ex-governador Lúcio Alcântara para o estado do Ceará, e listou vários programas criados pelo candidato, que beneficiaram a população do Estado, como o Fundo de Combate à Pobreza e o Saúde Mais Perto de Você, que beneficiou principalmente a população do interior do Ceará.
Adelmo Martins (PR) ainda afirmou, que se Lúcio Alcântara for eleito, vai pessoalmente pedir que ele desenvolva um trabalho voltado para a população que necessita de tratamento contra as drogas. “A população de Fortaleza precisa de uma coisa que não existe no Ceará e no Brasil, que é o tratamento das pessoas que querem sair das drogas. O país está devendo isso”, completou o vereador.

AMÉLIA DESTACA O DIA INTERNACIONAL
DO COOPERATIVISMO

A vereadora Amélia Bezerra (PTN) destacou, nesta terça-feira, 29, na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado no dia 3 de julho, na Praça do Ferreira, de 8h às 11h.
Na ocasião, várias atividades de prestação de serviço serão desenvolvidas. Vão ser 13 tendas montadas, com serviço de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre prevenção a várias doenças, solicitação para emissão de RG e carteira de trabalho, além de diversas apresentações culturais.
Amélia Bezerra (PTN) ainda ressaltou a importância do cooperativismo cearense, que é representado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará - Sistema OCB-Ce e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará – Sescoop/Ce, que atualmente registra o número de 67.834 cooperados.

VERÔNICA GURGEL REAFIRMA
COMPROMISSOS DO MANDATO

Depois de fazer um breve histórico sobre sua vida pública, na sessão de hoje, 29, da Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Verônica Gurgel (PP) destacou os principais projetos de sua autoria em tramitação na Casa. A vereadora garantiu que, neste período que substitui o vereador Cassimiro Neto (PP), licenciado por 120 dias, ela continuará se dedicando à apresentação de projetos e soluções para os principais problemas da Capital
Verônica Gurgel, dentre os projetos de lei, destacou o que dispõe sobre a realização do teste de fundo do olho; o que garante a gratuidade nos transportes coletivos a usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); de apoio às mulheres grávidas durante o parto, que tenham filhos internados em UTI's Neonatais em hospitais conveniados com o SUS – Sistema Único de Saúde; e o que cria o Programa Bolsa-Escola para formação de guaras municipais.
Nascida em Acopiara, Verônica Gurgel chegou em Fortaleza aos 15 anos de idade. Graduou-se em história pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também fez especialização em Administração Hospitalar. Foi diretora técnica do hospital Frotinha de Antônio Bezerra e enfermeira do Frotinha de Parangaba – Educação Continuada, dentre outros cargos.

CEDECA APRESENTA RELATÓRIO SOBRE ORÇAMENTO NA COMISSÃO DAS CRECHES

A comissão especial de acompanhamento das creches de Fortaleza recebeu hoje, 29, o assessor jurídico do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Márcio Alan Moreira, que apresentou o Boletim Orçamento e Infância. A publicação analisa aspectos dos orçamentos de 2007 a 2010 no que se refere aos investimentos nas creches.
Dentre os pontos questionados pelo Cedeca, estão a previsão e a execução de recursos para a alimentação das crianças atendidas nas creches. Em 2009, conforme o relatório, dos R$ 4,7 milhões previstos no orçamento, apenas R$ 1,1 milhão foram aplicados. O dado, para Márcio, é preocupante e pode indicar que ou as crianças não estão tendo alimentos suficientes ou os produtos adquiridos são de baixa qualidade.
“Precisamos averiguar os números. Há diferenças gritantes entre o orçamento previsto e o executado. No entanto, temos dificuldade de falar com a secretária da Educação para que ela preste esclarecimentos”, disse o presidente da comissão, vereador Roberto Mesquita (PV), a respeito da titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Ana Maria Fontenele.

JOSÉ MARIA PONTES RECEBERÁ A MEDALHA
BOTICÁRIO FERREIRA


Foi aprovado na manhã de hoje, 29, na Câmara Municipal de Fortaleza, requerimento, de autoria do vereador Luciram Girão (PSL), que concede a Medalha Boticário Ferreira ao médico cirurgião José Maria Pontes. Luciram destacou a importância da homenagem ao ex-vereador José Maria Pontes e ressaltou o trabalho deste no Legislativo Municipal. “O José Maria receberá a maior comenda desta Casa, pela sua competência, coragem e dedicação com o povo de Fortaleza”.
Na ocasião, o presidente Salmito Filho (PT) parabenizou a aprovação do requerimento. “Essa aprovação faz justiça a um grande cidadão de Fortaleza”. O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) frisou a falta que José Maria faz para a Câmara Municipal no que diz respeito a sua participação nos debates da Casa sobre a saúde pública da capital. “A sua bravura e valentia fazem falta nos grandes debates deste plenário”.
O petista Guilherme Sampaio elogiou a pessoa e a justa homenagem dedicada ao ex-vereador. “Ele é uma pessoa que sempre se colocou na perspectiva de coletividade e merece a nossa afeição e o nosso respeito”. Para concluir, o vereador João Alfredo (PSOL) relembrou os tempos em que trabalhou com José Maria como militantes no PT e destacou a sua preocupação com a questão ambiental da cidade. “Todos nós sabemos da sua integridade, do seu compromisso social, e principalmente da sua defesa na questão ambiental de Fortaleza”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário