Juaforró: republicano destaca denúncia contra empresário



A matéria publicada na edição de ontem de O Estado (“Forró: licitação viciada”), versando sobre a concorrência fajuta para a realização do Juaforró, foi destacada pelo deputado Vasques Landim (PR), que usou a tribuna para lamentar mais um “acontecimento feio” de Juazeiro do Norte.

Conforme noticiamos, a licitação aconteceu por toda a terça-feira, no Teatro Marquise Branca, naquele município, e terminou com a vitória de Gil Roberto, da GR Entretenimento. A maioria das empresas concorrentes cedeu ao lobby do empresário. Dos quinze lotes do edital do Pregão Presencial 1305.01/2010, da Secretaria de Cultura do município, quase todos foram vencidos pela empresa R. Machado, que fazia “testa de ferro” para Roberto.
Frisando que já havia denunciado a mesma artimanha durante o processo licitatório da edição de 2009 do Juaforró, Landim declarou-se “até acanhado” por ter de repetir a denúncia. “É o segundo ano que isso se repete. A impunidade é a mãe da corrupção”.

“O juazeirense não suporta mais ser achincalhado País afora”, lamentou, incluindo no rol de humilhações àquele município o caso do jornalista Gilvan Luiz, de oposição à atual administração de Juazeiro, sequestrado e espancado por três homens encapuzados no último domingo, 16. “As instituições não podem calar diante de tantas denúncias”.

Flagra
Com uma câmera escondida, carregada por um dos participantes do pregão, foi possível filmar Gil Roberto chamando as pessoas para “conversar” do lado de fora do teatro e oferecendo dinheiro para que a licitação saísse como ele planejou. Um dos concorrentes falava abertamente que o valor pago para quem desistisse era de 3% do valor da proposta apresentada.

As imagens serão encaminhadas à Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte e ao Ministério Público Estadual. No entender de Landim, também o Ministério Público Federal deveria ser acionado, pois, segundo o deputado, é possível que o Juaforró receba recursos do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário