Ex-ministro terá que pagar R$ 500 de indenização a irmão de Tasso Jereissati

O ex-ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros, terá de pagar uma indenização de R$ 500 mil por danos morais ao empresário Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, irmão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Mendonça de Barros foi condenado por dizer que Carlos Jereissati seria o responsável pelo vazamento de conversas relativas à privatização da Telebrás, em 1998.

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) é contrária ao entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, que absolveu Barros da acusação. O relator do recurso no STJ, desembargador convocado Vasco Della Giustina, argumentou que não faz sentido “dizer-se que o autor [Jereissati], homem calejado na vida de negócios, não foi atingido pelos fatos”.

Três semanas antes do leilão da Telebras, um grampo ilegal gravou conversas telefônicas entre o ex-ministro e o então presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) André Lara Resende.

O escândalo do grampo do BNDES acabou gerando a saída de Barros e Resende dos respectivos cargos. As conversas grampeadas indicavam a participação de ambos em um esquema de favorecimento de empresas no leilão da Telebrás.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário