Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

PACTO POR FORTALEZA SERÁ LANÇADO
NESTA SEGUNDA-FEIRA
A solenidade de lançamento do “Pacto por Fortaleza: a cidade que queremos até 2020” será realizada nesta segunda-feira, 31, às 19hs, no plenário da Câmara. O projeto, de iniciativa do presidente Salmito Filho (PT), pretende discutir a cidade de forma institucional, diagnosticando e planejando para os próximos dez anos.
O Pacto por Fortaleza vai trabalhar temas relevantes à vida da cidade a partir de cinco eixos: Segurança Pública e Cidadania; Desenvolvimento Econômico e Social; Qualidade de Vida; Mobilidade Urbana; Resíduos Urbanos e Geração de Renda. Segundo Salmito, a iniciativa é pluripartidária: “o desenvolvimento do projeto não é uma questão de partido e nem de governo, é para além dos partidos, é uma questão de pensar a cidade de forma institucional, de forma republicana”.
O projeto vai receber a contribuição técnica de pesquisadores de universidades do Estado, em especial da Universidade Federal do Ceará, que, ao final dos estudos, vão produzir um relatório que vai ficar à disposição de todos os vereadores, servindo como instrumento para subsidiar os mandatos e também das demais esferas do Poder Público.
AI 31.05.2010


CÂMARA MUNICIPAL ABRE SEMANA
DO MEIO AMBIENTE

A partir de amanhã e até o dia 20 de junho, a Câmara Municipal realiza uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado a 5 de junho. A Semana do Meio Ambiente da Câmara começa amanhã, 1º, às 15 horas, com a entrega da Medalha Ambientalista Chico Mendes a pessoas e entidades que contribuem para a preservação do meio ambiente.
Os agraciados são o SOS Cocó; o grupo Tramas; o professor Jeovah Meireles; o secretário municipal do Meio Ambiente, Deodato Ramalho; o Fórum Lixo e Cidadania e os Movimentos Pró-Parque Rio Branco e Raquel de Queiroz.
O Fórum Lixo e Cidadania, inclusive, será também homenageado no dia 7, às 8 horas, em sessão solene de homenagem aos seus 10 anos. A proposição é do vereador Ronivaldo Maia (PT).
Além das homenagens, a Semana também inclui audiências públicas. A primeira, no dia 2, às 14 horas, vai realizar um balanço das contribuições do Legislativo Municipal ao Meio Ambiente. A iniciativa é de Gelson Ferraz (PRB). Já no dia 8, às 14 horas, serão discutidas questões inerentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A propositora é Eliane Novais (PSB).
LIVRO – Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, será lançado o livro “Direito Ambiental, Luta Social e Ecossocialismo”. De autoria do vereador João Alfredo (PSOL), a publicação reúne textos escritos ao longo dos últimos 20 anos sobre os aspectos jurídicos, políticos e sociais referentes ao meio ambiente. O lançamento será realizado no dia 2, às 19 horas, no Passeio Público.

EN31/05/2010


“ADESIVAÇO” VISA A CONSCIENTIZAR MOTORISTAS
SOBRE MEIO AMBIENTE
“Eu não jogo lixo na rua. E você?” A pergunta pretende provocar os motoristas que irão à Praia do Futuro no dia 20 de junho, domingo. A frase ilustra 20 mil adesivos e 20 mil sacolas ecológicas para carro que serão distribuídas nos cruzamentos da praça 31 de março.
O chamado “adesivaço” faz parte da Semana do Meio Ambiente da Câmara Municipal, que tem início amanhã, 1º de junho. A data do ato não for escolhida por acaso. Domingo é dia de movimento intenso na Praia do Futuro, e alia-se à realização do jogo do Brasil contra a Costa do Marfim pela Copa do Mundo.
A ação terá início às 7h da manhã, e deve reunir vereadores, assessores e servidores da Casa num movimento de conscientização sobre as consequências de abrir o vidro do carro e jogar lixo nas vias.
“É uma falta de educação no trânsito e ambiental. A ecologia está ligada a uma mudança de atitude – e não jogar lixo na rua é uma mudança de atitude”, resume a coordenadora do programa Câmara Ambiental, Ana Patrícia Lima. O Câmara Móvel também estará no local no dia do adesivaço.

EN31/05/2010


AUDIÊNCIA DEBATE ACIDENTES
DE TRÂNSITO NA CAPITAL

A Câmara Municipal de Fortaleza, realizou hoje, 31, uma audiência pública para discutir a problemática dos acidentes de trânsito na cidade, principalmente os decorrentes de motocicletas e ciclomotores em Fortaleza. O debate, proposto pelo vereador Iraguassú Teixeira (PDT), destacou o número elevado de mortes no trânsito do município de Fortaleza e interior do Estado. Segundo o vereador, a iniciativa de realizar essa discussão é para encontrar alternativas concretas que possam diminuir a mortalidade. “Mostramos hoje que a Casa se preocupa com essa violência no trânsito, e que esse debate possa seguir para a casa de cada um”
O médico cirurgião do Instituto Dr. José Frota, Lineu Jucá, apresentou alguns dados alarmantes durante a audiência. um deles é que o Brasil tem um acidente de trânsito para cada 410 veículos. Para Lineu Jucá, a imprudência é o principal fator que leva a esses números. “Isso é questão de economia, de saúde pública e de segurança nacional. Ainda é alto o número de pessoas que não usam capacete e ingerem bebidas alcoólicas, mas no final, só há impunidade”, afirmou o médico.
SC 31.05.2010


ADMINISTRAÇÃO ALEGA QUE INVESTE
EM EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

O gerente de transito da Autarquia Municipal de Transito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Carlos Henrique Pires, afirmou hoje, 31, que estão sendo realizadas ações de engenharia, educação e fiscalização pelo órgão. Carlos Henrique ainda destacou a importância das fiscalizações eletrônicas para conter o número de acidentes. Ele participou da audiência pública que discutiu os acidentes no trânsito de Fortaleza.
“Do ano de 2004 à junho de 2006 foi o período que Fortaleza esteve sem a fiscalização eletrônica e isso ocasionou um aumento de 15% no número de acidentes com vítimas fatais em fortaleza”, declarou o gerente da AMC.
Já o diretor clínico do Sistema de Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Messias Simões, alertou para o aumento de acidentes depois do primeiro ano da Lei Seca. “No primeiro mês, reduzimos os acidentes em até 47%, mas agora, depois de um ano da Lei Seca, houve um aumento de 50% nos acidentes em Fortaleza.”
No final da audiência, o vereador Iraguassú Teixeira afirmou que pedirá ao presidente da Casa, Salmito Filho (PT), a realização de um seminário sobre o assunto. Também esteve presente na reunião o vereador Francisco Alves (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário