Baquit: "Pimentel não será candidato"



Durante a sessão de ontem na Assembleia Legislativa, o deputado Osmar Baquit (PSDB) lembrou que o governador Cid Gomes não tem outro compromisso com o PT além de ceder a vice-governadoria. Foi o que bastou para iniciar uma discussão entre petistas e tucanos a respeito das alianças eleitorais deste ano.

Inicialmente, Baquit criticava o fraco desempenho do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará e o lançamento da segunda fase do programa, “um verdadeiro traque”, nas palavras dele. O assunto logo foi esquecido quando o deputado entrou a discorrer sobre a eleição de outubro.

Na avaliação de Baquit, o PT cearense, ao tentar impedir que Cid apóie a reeleição do senador Tasso Jereissati (PSDB), repete o comportamento do PT nacional, que, segundo o parlamentar, forçou a retirada de Ciro Gomes da disputa presidencial para beneficiar a candidatura de Dilma Rousseff. Baquit foi além e afirmou que o PSDB ajudou mais o governo Cid do que o próprio PT. “Parte de bancada do PT complicou mais o governador Cid do que as demais bancadas. O PSDB apoiou muito mais o Governo que os outros partidos”.

Em seguida, o petista Dedé Teixeira aparteou, queixando-se de que Baquit estaria pronunciando-se inadequadamente sobre aliança partidária. “Suas declarações são inconsequentes”, declarou, argumentando que o PT cearense é parceiro de Cid.

Então veio à tona o nome do pré-candidato petista ao Senado, o pivô do suspense que ronda a aliança estadual entre PT e PSB. Marcos Cals (PSDB), como que para jogar um balde de água fria em Dedé, foi direto ao ponto: “Vossa Excelência sabe que José Pimentel não será candidato ao Senado” . Isso porque, segundo Cals, o governador já disse a quem quiser ouvir que seu compromisso é apenas com a candidatura do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB). “O governador tem dito que só tem compromisso com um senador, que é o Eunício. Nós do PSDB temos compromisso com o senador Tasso”, afirmou o deputado.

Fernando Hugo (PSDB) entrou na peleja, alegando que o PT cearense “não cabe um Fusca” e, portanto, não teria envergadura para exigir, além da vice-governadoria, um candidato próprio ao Senado na chapa de Cid. “Eu nunca vi um partido querendo entrar no céu à força, sem ter morrido”. Hugo, então, voltou a receitar um calmante para os petistas que pressionam o governador. “Tragam a maracugina do Ivo [Gomes]”.

Baquit deu sequência ao confronto com Dedé. “Eu não sei por que o PT tem tanto medo do senador Tasso”, provocou, fazendo lembrar que petistas e tucanos já formaram alianças em alguns municípios cearenses, citando o caso de Saboeiro. “Sabia disso, Dedé?”. Ao encerrar sua fala, o deputado tucano deixou no ar a alfinetada derradeira. “Eu quero dizer aos petistas que fiquem tranquilos, vocês vão votar no Tasso”.

Ao Jornal O Estado, Osmar Baquit disse não ter entendido a intervenção de Dedé e reafirmou: “o PT não pode fazer com o governador o que fez com Ciro, usar essa chantagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário