Após acusações de Serra, Evo desembarca no Brasil


O Primeiro Ministro Sócrates. O outro...ce sabe.

Chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (28) o presidente da Bolívia, Evo Morales. Vai participar do 3º Fórum da Aliança de Civilizações.

O encontro será aberto por Lula. Participam vários chefes de Estado. Entre eles os primeiros-ministros da Espanha, José Luis Zapatero...

...De Portugal, José Sócrates, e da Turquia, Recep Erdogan. A presença de Evo Morales foi confirmada em nota oficial da chancelaria boliviana.

A visita ocorre apenas 48 horas depois de o presidenciável tucano José Serra ter acusado a Bolívia de ser “cúmplice” de traficantes de cocaína.

Em entrevista concedida há dois dias, no Rio, Serra dissera: “A cocaína vem de 80% a 90% da Bolívia, que é um governo amigo, não é? Como se fala muito...”

“...Você acha que a Bolívia iria exportar 90% da cocaína consumida no Brasil sem que o governo de lá fosse cúmplice? Impossível. O governo boliviano é cúmplice disto”.

Criada em 2005, por sugestão de Espanha e Turquia, a Aliança de Civilizações visa combater o extremismo e os preconceitos.

O tema do fórum deste ano, o primeiro que se realiz fora da Europa, é “Diversidade Cultural Como Caminho Para a Paz”.

Líder dos cocaleiros bolivianos, Evo Morales costuma defender o cultivo da folha de coca em seu país como algo ligado à cultura.

Realça o hábito dos bolivianos de tomar chá e de mascar a folha de coca. Provocado, ele talvez se anime a comentar as declarações de Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário