Praça do Ferreira e Praça José de Alencar estão em situação precária


Paçado Ferreira


Praça José de Alencar

A Praça do Ferreira abriga o edifício do Cine São Luiz; o Palacete do Pastor; o Palacete Ceará; a Farmácia Oswaldo Cruz e o edifício Sul América. Ícones da memória

Por Aline Pedrosa
Especial para O Estado

Pedras portuguesas soltas resultando em buracos, bancos quebrados e lixo no chão. Essa é a atual condição das duas principais praças no Centro da cidade, Praça do Ferreira e Praça José de Alencar. Até mesmo quase em frente ao prédio da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), responsável pela área, uma cratera pode ser vista.

A Praça do Ferreira abriga o edifício do Cine São Luiz; o Palacete do Pastor; o Palacete Ceará; a Farmácia Oswaldo Cruz e o edifício Sul América. Ícones da memória de uma Fortaleza antiga e atualmente desconhecida. De acordo com o aposentado e frequentador do local, Arthur Frota, 77, a falta de asseio com a Praça do Ferreira é o que mais o incomoda. “Venho conversar com meus amigos sempre aqui. Outrora isso tudo era bem mais cuidado”, reclamou.

Semana passada, O Estado mostrou também o descaso com o Cine São Luiz, retratando por exemplo, que as salas estão exibindo os filmes com a porta aberta pela falta de ar-condicionado. Também na semana passada, imagens foram veiculadas em uma emissora local de televisão em que um senhor aliciava menores na Praça do Ferreira. Um cenário desleal à história daquele local que já foi considerado o coração de Fortaleza.

Em 1968 o prefeito José Walter Cavalcante reformou a praça. Posteriormente uma nova reforma foi realizada, em 1991, por Juraci Magalhães que redesenhou e remodelou a Praça do Ferreira.

Intervenção
De acordo com a assessoria da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor), existe um pacote de manutenção das praças do Centro da cidade que já foram licitadas. A intervenção portanto, está prevista para um prazo de um mês.

Já a Praça José de Alencar abriga patrimônios como o Theatro José de Alencar, Igreja do Patrocínio e a antiga sede da Faculdade de Odontologia. A situação é aparentemente um pouco melhor do que a Praça do Ferreira, mas é visível o lixo no chão, em especial, cocô. Segundo a vendedora de flores, Cecília Carmém, a situação do seu local de trabalho é péssima. “Eles fecharam para reforma e não fizeram nada. Pelo menos os buracos eram para ter sido tapados. Mas, na hora de achar um culpado a culpa sempre é do povo”, critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário