Federal prende paraguaias com 15kg da droga

Olga Mabel Montania Ferreira e Rumilda Vargas Samudio, ambas com 19 anos, foram flagradas pela PF no Aeroporto Internacional Pinto Martins

Por Mara Rodrigues
Especial para O Estado

Três paraguaias foram presas pela Polícia Federal do Ceará (PF) com cerca de 15 quilos de cocaína distribuídas em quatro malas. Olga Mabel Montania Ferreira e Rumilda Vargas Samudio, ambas com 19 anos, foram flagradas pela PF no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na madrugada do último dia 27 de março (sábado). Já Porfíria Sosa, 39, foi encontrada em uma pousada no bairro Meireles, em Fortaleza.
O titular da Delegacia de Repressão de Entorpecentes (DRE), delegado Glayston Santos, informou que os policiais estranharam, durante a fiscalização, o fato de as laterais das malas estarem duras demais. Os policiais descobriram então que a cocaína estava atrás de cintas de aço nas laterais das malas.
O delegado afirmou que Olga Mabel receberia 8,5 mil dólares pelo transporte da droga e estava com duas malas no momento da fiscalização. Rumilda Samudio iria faturar 8 mil dólares e foi flagrada com uma mala. As duas então apontaram o local onde estaria a terceira envolvida. “Elas fizeram a rota Bolívia, Mato Grosso do Sul, Brasília e Fortaleza de ônibus e seguiriam para Lisboa de avião”, revelou o delegado.

Segundo ele, todas estavam na mesma pousada no Meireles, só que a terceira paraguaia, que portava a quarta mala, só iria embarcar no dia 28. O delegado acredita que, como as apreensões diminuíram no início do ano, os narcotraficantes desviaram a rota, mas logo retornaram para Fortaleza. “Desta vez, usaram cintas de aço para dificultar o acesso a droga. Em virtude da volta dos traficantes para o aeroporto de Fortaleza, tivemos que intensificar a fiscalização”, afirmou Glayston.

CAI NÚMERO DE APREENSÕES
O número de apreensões de cocaína passou de 100 quilos no primeiro trimestre do ano passado para 93 este ano, com cinco apreensões. Em 2009, foram 17 flagrantes com 29 presos nos três primeiros meses. Já em 2010, foram nove flagrantes com 17 prisões, sendo oito brasileiros e nove estrangeiros. Destes, 13 são homens e quatro mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário