Deputado Welington Landim - Welington volta a alertar para o risco de epidemia de dengue no Estado

O deputado Welington Landim (PSB), líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB, alertou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (31/03) , a população cearense para os riscos de epidemia da dengue. “No Ceará, a Secretaria de Saúde confirmou que subiu de 1.288 para 2.046 o número de casos em apenas sete dias. Um aumento de 58,8%. Já são 34 os municípios cearenses que registraram casos de dengue este ano”, informou ele.
Conforme o deputado Welington Landim, o alerta maior vai para Tauá, que já registrou 821 casos da doença e começou a apresentar um aumento de notificações ainda no fim do ano passado. Welington falou, ainda, de dois projetos de lei de sua autoria, aprovados pela Casa, que tratam do tema. O primeiro cria o Teledengue – com o número 08002721520.
O segundo projeto cria comitês educacionais nas escolas de rede pública de nível médio. O objetivo é viabilizar a campanha de orientação e combate à dengue. “Apelo para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria da Educação Básica, reative o Teledengue, bem como os comitês estudantis nas escolas”, afirmou.
O deputado salientou, ainda, que não há uma epidemia da doença, mas a situação já preocupa o Nordeste. Ele explicou que a dengue adquire o status de epidemia quando o número de pessoas infectadas atinge 300 em cada 100 mil habitantes. Entretanto, o Ministério da Saúde já recomendou aos gestores dos municípios do Nordeste a intensificar as medidas de combate à dengue. “Medidas simples, como tampar a caixa d’água e não deixar água acumular nos vasos de plantas podem ajudar a prevenir a dengue”, destacou.
Segundo ele, no Brasil, somente este ano, já morreram 25 pesso as de dengue e o número de casos este ano já subiu 100% em relação ao ano passado. O deputado disse, também, que a Coordenação do Programa Nacional de Controle de Dengue alega que o aumento de casos registrados neste ano está relacionado ao forte calor e ao crescimento da circulação do vírus Dengue 1. “Existem quatro tipos de vírus de dengue – dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4. Quanto ao dengue 4 ainda não há registro de circulação dele no Brasil. Há muitos anos o dengue 1 não circulava de forma tão intensa como agora”, di

Nenhum comentário:

Postar um comentário