Icó-CE: Homem de 90 anos mantém a tradição das raízes e ainda luta para se aposentar



De Demontier Tenório

O raizeiro, o benzedor e a rezadeira são figuras populares que desafiam a modernidade, dão um toque na ciência ao seu modo e se tornam populares. É difícil uma cidade que não possua um desses personagens carismáticos como o raizeiro, por exemplo, um autêntico representante da medicina popular. É o caso de Otacílio Holanda que, aos 90 de idade e residente no município de Icó, se constitui em um dos mais antigos do Ceará.

Ele mantém essa tradição há 65 anos gozando do respeito e da importância que a figura do raizeiro costuma ostentar nas cidades. Ele já foi seringueiro no Amazonas e é ainda cartomante e profeta popular que costuma apresentar as suas previsões para o inverno. Seu Otacílio é uma daqueles homens simples que produz as chamadas raizadas ou garrafadas a partir da mistura de muitas raízes, caules e folhas. Algumas são levadas ao fogo e outras adocicadas.

Hoje, a luta maior desse homem é pelos seus direitos junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Já foram várias as tentativas de conquistar o benefício, mas sem êxito. "Tenho fé em Deus que, antes de morrer, ainda vou ver a cor desse dinheiro que eu acho que tenho direito", diz o raizeiro lançando um olhar de esperança na direção de uma bacia cheia de raízes. Em seu Box no mercado de Icó, Seu Otacílio é bastante procurado por pessoas de Icó e cidades vizinhas, incluindo até autoridades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário