Deputados debatem emancipação de Jurema com a população local


A Assembleia Legislativa realizou, nesta terça-feira (23/02), à noite, audiência pública para debater a emancipação do distrito de Jurema, em Caucaia. O presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), destacou a estrutura de Jurema, que a capacita para a criação do novo município e afirmou: “com mais de 130 mil habitantes, Jurema já nascerá como o quinto maior município cearense”.

Domingos Filho lembrou seu trabalho em defesa da emancipação desde que chegou ao Parlamento, em 1995, e ressaltou benefícios da emancipação, como a melhor distribuição de renda e a autonomia política. Ele contestou as críticas de que emancipar é dividir pobreza, criar currais eleitorais a aumentar gastos com o setor público.

“A experiência mostra ao contrário: novos municípios criam novas lideranças como o deputado federal José Airton Cirilo (PT-CE), em Icapuí, e o deputado Júlio César (PSDB), em Maracanaú”, assinalou. Ele lembrou ainda que Eusébio e Horizonte são municípios novos e estão entre os mais desenvolvidos do Estado”. “Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) controla os gastos e os servidores que atuam no distrito serão incorporados ao novo município”, destacou.

O prefeito de Caucaia, Washington Góes, defendeu a emancipação de Jurema e defendeu “a união de todos os caucaienses para dizer sim ao município de Jurema”. A ex-prefeita Inês Arruda também apoiou a emancipação, e destacou que “Jurema tem a estrutura necessária para virar município”.

A deputada Lívia Arruda (PMDB) elogiou a iniciativa do presidente Domingos Filho, ao levar o debate ao distrito, para que a população possa discutir sobre a emancipação e enfatizou: “a criação do município de Jurema é um sonho que está perto de ser realidade”. O deputado Ronaldo Martins (PRB), lembrou que, quando era vereador de Caucaia já defendia a emancipação de Jurema, e destacou que o distrito tem uma grande estrutura econômica e de serviços.

Durante a audiência, a Câmara Municipal de Caucaia realizou uma homenagem a lideranças que contribuíram na luta pela emancipação de Jurema. Foram agraciados o governador Cid Gomes, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), os deputados Domingos Filho e José Airton Cirilo, o presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Propostas e Criação de Novos Municípios da Casa, Luiz Carlos Mourão e diversas outras entidades emancipalistas.

Também participaram do debate os deputados estaduais Edísio Pacheco (PV), Lula Morais (PCdoB), Artur Bruno e Nelson Martins (ambos do PT), Carlomano Marques (PMDB), Wanderley Pedrosa (PTB) Tomás Holanda (PMN), Delegado Cavalcante, Tomás Figueiredo e Moésio Loiola (PSDB), o vice-prefeito de Caucaia, Paulo Gurgel, vários vereadores, lideranças emancipalistas de Jurema e de outros distritos e cerca de 1200 moradores (segundo cálculo da Polícia Militar), que lotaram o ginásio de esporte do Liceu de Jurema.
CV/CG

3 comentários:

  1. Obs 1: O nome do vice-prefeito é Paulo GUERRA(PDT) e não Paulo Gurgel. Obs2: Del. Cavalcante é do PDT e não PSDB. Obs 3: Tomás Holanda não estar no exercicio do mandato.

    ResponderExcluir
  2. Moro na Jurema e só percebo futuras melhorias para a região, caso seja emancipada. Acredito, inclusive, que os moradores vão se envolver mais com a política da cidade, já que o execultivo e o legislativo estarão mais perto e serão da própria localidade.

    ResponderExcluir
  3. a emancipação da Jurema contribui com o desenvolvimento de novas lideraças para o novo municipio e os recursos arrecadados são investidos para a população local, temos que apoia essa conquista e vestir a camisa. a população tera um legislativo proprio onde podera combrar melhorias da prefeitura e dos vereadores

    ResponderExcluir