Opinião

Energia eólica no Ceará
Mauro Benevides - Deputado Federal

É indiscutível que o surgimento dos parques de ENERGIA EÓLICA em todo o País, como alternativa de ampliar-se o consumo, em condições bem mais favoráveis, há sensibilizado empresas privadas e oficiais, com aceitação bastante expressiva, o que se constata, presentemente, em várias áreas geográficas do Brasil.

Nos termos de Portaria do Ministério de Minas e Energia, pasta confiada ao senador Edison Lobão, pertencente aos quadros do PMDB maranhense, estão aptos a participar do leilão de hoje 165 empreendedores, o que evidencia a difusão de uma sistemática energética que tende a redimensionar-se em muitos recantos do território nacional.

O Ceará, aliás, é a Unidade Federada que concorre com 108 pleitos, potencializando 2.515 megawatts, seguido pelo Rio Grande do Norte, em situação de alcançar, também, expressivo percentual, vindo em terceiro lugar o Rio Grande do Sul, consubstanciando 67 iniciativas, com capacidade de geração indicada para o teto inicial de 2.238 megawatts.

Constata-se, desta forma, que tais projetos acham-se disseminados em oito estados e os respectivos cometimentos são da responsabilidade de 165 empresas, todas legalmente habilitadas para competir no aludido leilão.

Vale ressaltar que o Conselho Nacional de Política Fazendária aprovou a prorrogação, até 31 de janeiro de 2010, do convênio que concede isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nas operações com equipamentos e demais componentes para o aproveitamento da energia solar e eólica.
Instaura-se, assim, uma nova fase de energização entre nós, a exemplo do que ocorre em outras Nações integrantes de diversos continentes.

Os meus conterrâneos, a começar pelo próprio governador Cid Ferreira Gomes, estão confiantes em que nessa nova etapa de captação de fonte opcional registrar-se-á, igualmente, um impulso bem mais significativo em nossos anseios de crescimento e bem-estar social.

Que venham os financiamentos para essa auspiciosa perspectiva de aceleração do desenvolvimento do Ceará e do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário