Dá sorte


Hoje, dia 29, é o último dia 29 do ano. E como alguns sabem, dia 29 é dia de comer nhoque, o nhoque da sorte. Programe-se para comer um belo nhoque que este blog tem a alegria de poder receitar para seu seguidor sério e leitor diário.
Acompanhe:
Nhoque de batatas ao molho de tomates com manjericão
médio 60 minutos 4 porções
Abra as batatas espremidas já frias numa superfície limpa e salpique os outros ingredientes, exceto a farinha. Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos...
Ingredientes
1 quilo(s) de batatas rosadas cozidas, descascadas e espremidas 1 colher(es) de sopa de manteiga em temperatura ambiente 100 grama(s) de queijo parmesão ralado fino 100 grama(s) de farinha 2 gemas Molho de tomates com manjericão

1 quilo(s) de tomate pelado italiano 8 colher(es) de sopa de azeite 2 xícara(s) de chá de manjericão desfolhado 1/2 xícara(s) de chá de cabeças de alho Modo de preparo
Abra as batatas espremidas já frias numa superfície limpa e salpique os outros ingredientes, exceto a farinha. Misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos e acrescente farinha suficiente apenas para dar liga. Esta quantidade pode ser um pouco mais ou um pouco menos das 100 gramas recomendadas, dependendo da quantidade de água e amido presentes na batata. Depois de homogênea, faça "rolinhos" com essa massa e corte em cubinhos. Numa panela com água fervente, coloque 4 colheres (sopa) de azeite e adicione aos poucos os nhoques para cozinhar. Quando eles começarem a boiar, estão prontos. Escorra e reserve para posteriormente acrescentá-los ao molho de tomate.

Molho de tomates com manjericão

No azeite, refogue as cabeças de alho e retire-as depois de refogadas. Acrescente metade do manjericão e os tomates pelados. Com a ajuda de um fouet, misture e "quebre" os tomates. Cozinhe destampado, em fogo baixo, até todo o "líquido" dos tomates se evapore. Coloque o nhoque nesse molho e acrescente o resto do manjericão. Sirva assim que os nhoques estiverem aquecidos. Para saber o ponto certo do molho, coloque um pouco dele em um prato branco. Coloque o prato quase na vertical. Se nenhuma "água" escorrer do molho, ele estará no ponto ideal de cozimento.

O detalhe:
Coloque sob o prato de nhoque uma cédula de dólar para ser carregada na carteira durente todo o ano para dar sorte e naõ faltar dinheiro.


--------------------------------------------------------------------------------


Nhoque da Sorte: A História

A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, chegou a essa pequena vila, num dia 29, e bateu na porta de uma simplória casa. Um casal de velhinhos (às vezes transcritos como um povoado inteiro), mesmo desconfiado pela chegada repentina do andarilho, recepcionou-o e serviu o único alimento que havia na dispensa: nhoque, dividido em sete unidades para cada. Nas diferentes conclusões, uma delas conta que ao retirar a mesa, logo após a saída do missionário da casa, os velhinhos encontraram moedas de ouro embaixo do prato.

Outra vertente registra que São Pantaleão, algum tempo depois do ocorrido, voltou à casa dos velhinhos e contou que após comer aquele prato sua vida tinha melhorado muito.

No caso da passagem onde o missionário foi recepcionado por todo povoado, ele, depois de ter saboreado de pé o prato de nhoque, pediu para que eles sempre se reunissem todo dia 29 daquela forma para trazer sorte e prosperidade e foi o que aconteceu. A vila prosperou e a tradição continuou a ser praticada mês a mês.

Os incrédulos afirmam que a tradição surgiu na América do Sul como estratégia de alguns restaurantes que necessitavam aumentar a clientela.

No Brasil

Vários restaurantes brasileiros servem o Nhoque da Sorte todo dia 29. O prato também causa divergências quando o assunto é quem foi o pioneiro a introduzir a simpatia no país. Laura Giarelli, fundadora do restaurante La Bettola, garante que trouxe a tradição da Argentina e a partir de 1979 começou a praticar a simpatia em seu estabelecimento. A empresária Mary Nigri, dona do Quattrino, também diz ser a pioneira do Nhoque da Sorte, apesar de servi-lo há apenas 13 anos. Até a atriz global Regina Casé já reivindicou as honras para sua mãe, na época em que a atriz fazia parte da companhia teatral "Asdrúbal Trouxe o Trombone". Disse ela que seus companheiros eram tão durangos que a mãe da moça todo dia 29 repetia a mesma tradição para tentar trazer fortuna aos maltrapilhos. (Não acredite em nada disso. Eu mesmo como, aqui no Ceará o nhoque da sorte há mais de 20 anos, dividindo mesas com amigos que como eu conhecem há anos e anos o assunto que não é invenção de ninguem nem de nenhum restaurfante de São Paulo, mas de quem viaja e conhece o mundo)

A Simpatia

No dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque. Muitos dão preferência ao dólar, já que é uma moeda mais forte e segura. Coma sete bolinhas do nhoque de pé e faça um pedido (A nota deve ser guardada até o dia 29 do mês seguinte). Depois sente-se e coma o restante do banquete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário