Chuvas esparsas ajudam no programa de aração de terras

Do site Miséria

As chuvas finas que vem banhando Juazeiro do Norte estão contribuindo com o programa de aração de terras. O trabalho envolvendo homens e máquinas já atingiu 20% do previsto de um total de 3 mil tarefas a serem preparadas para o plantio. O Instituto Clima Tempo prevê uma semana de chuvas. A terça e quarta-feira, por exemplo, deve ser de sol alternando com pancadas de chuvas e possíveis trovoadas. Entre quinta-feira e sábado, tempo fechado e chuvoso com a temperatura variando entre 23 e 37 graus.

As sementes selecionadas já estão chegando aos depósitos da Ematerce de cada município do Cariri num total de 954 toneladas de milho híbrido; 22 de milho variedade, 74 de feijão; 50 de arroz; uma tonelada de mandioca e 78 mil mudas de caju anão precoce. É que o inverno começa primeiro no Cariri, mas ainda não há essa caracterização. Por isso, a recomendação é no sentido de evitar o plantio sem que seja dado o sinal verde pelo Governo do estado.

Quanto ao programa de aração de terras, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura, Eraldo Oliveira, informou que o município contratou sete tratores para realizar o serviço. Segundo ele, as comunidades rurais dos Sítios Taquari, Junco, Jurema, Santo Antonio, Logradouro e Pau Seco já estão com suas terras prontas para o plantio.

Junto a esse esforço, acontece o Programa de Arborização e Reflorestamento da área rural e preservação dos leitos de rios, riachos e lagoas. Por ele, o camponês retribui a gentileza do município plantando árvores. No momento, os tratores estão trabalhando nos Sítios Espinhos e Novo. Depois, segundo determinação do prefeito Manoel Santana, o programa chega para arar terras nos Sítios Amaro Coelho, Moleque, Sertãozinho, Carás do Umari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário