Briga na saúde do Cedro



O município de Cedro tem dois hospitais. Um, pequeno faz a política do Prefeito João Viana. O outro, grande e tradicional, com meio século de funcionamento, é da corrente política contrária ao Prefeito. Apoiado em denúncias de correligionários, a Prefeitura resolveu fechar o hospital Zulmira Sedrin de Aguiar a partir do garroteamento das verbas do SUS, literalmente proibidas à entidade filantrópica.
Ontem, o mal estar sentido pela população de Cedro bateu com os costados no Ministério Público numa audiência na Promotoria de Defesa da Saúde do Ceará, sob o controle da promotora Izabel Porto. A audiência contou também com a presença do dr.Leidomar, Promotor de Justiça de Cedro, do Prefeito João Viana e dos representantes do Hospital Zulmira Aguiar, capitaneados por sua presidente, Tereza Albuquerque, viúva do dr. Rubens Albuquerque, fundador do hospital em meados do século passado.
A audiência objetivava um acordo, já que a população de Cedro está sendo prejudicada pelo que os médicos e administradores do hospital chamam de radicalismo de Viana, que não admite abrir mão do que chama seu direito de repassar o SUS pra quem quiser. Alega dentre outras coisas, que o Hospital, um dos poucos do Ceará a ter o CEBAS, certificado de beneficência e assistência social, do Governo Federal, não tem um técnico especializado em raios-x, apesar de o hospital ser o único da região a ter um raios-x de 300 miliamperes. Por isso os casos que precisem de raios-x são mandados para Iguatu.
Populares acusam o Prefeito de não repassar verba do SUS para atendimento obstetra, obrigando criança a nascerem em Iço, Várzea Alegre e outros municípios da Região. _ O povo faz os meninos aqui e eles vão nascer noutro canto. Vamos acabar sem ter mais cedrenses, reclamam.
Os desentendimentos embarram, em qualquer situação na intransigência do Prefeito, conforme mostrou durante a audiência. Nenhum dos laudos de inspecção apresentados pelos dirigentes do Hospital Zulmira Aguiar serve para o Prefeito. Foram oito no total, todos com procedimentos aprovados por órgãos estaduais e federais de saúde. Diante do quadro e concluída a audiência de mais de duas horas, a Dra. Izabel Porto designou o Promotor de Cedro, dr.Leidomar a promover as medidas judiciais cabíveis, a partir da idéia de que as verbas devam ser repassadas num processo de habilitação de cada hospital.
Fato político
Por conta da postura do Prefeito João Viana, do PP, correligionários que não aceitam os rumos da saúde do Cedro estão representando junto ao Partido Progressista no Ceará e em Brasília, pedindo sua expulsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário