Secretário de Justiça apresenta Programa Vapt-Vupt na Assembleia



O programa Vapt-Vupt de Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, foi apresentado na Assembleia Legislativa, na tarde de sexta-feira (27/11), em audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. A iniciativa foi do líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT).

O secretário de Justiça Marcos Cals informou que o modelo segue o conceito das centrais de atendimento - como a Casa do Cidadão, que atualmente conta com duas unidades em Fortaleza - mas será realizado em parceria público-privado. O nome Vapt-Vupt, segundo ele, foi uma ideia do governador Cid Gomes.

Inicialmente, conforme anunciou Cals, serão instaladas seis unidades, sendo quatro delas em Fortaleza (Centro, Messejana, Parangaba e próximo ao North Shopping, na avenida Bezerra de Menezes) e duas no Interior, nos municípios de Juazeiro do Norte e Crato.

A unidade do Centro será instalada no prédio em construção ao lado do Beco da Poeira, entre as avenidas São Paulo e 24 de Maio, que é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza.

Marcos Cals informou, ainda, que devem ser instalados em cada unidade, de 35 a 50 órgãos, que vão ofertar em torno de 250 serviços. A ideia, segundo ele, é atender inicialmente em torno de 18 mil pessoas por dia. "Será uma ferramenta importante e de vanguarda que vai melhorar a vida da população", afirmou.

De acordo com o gerente do projeto Vapt-Vupt, Francisco Moreira, o programa tem o objetivo de requalificar o modelo atual de Casa do Cidadão, possibilitando a desburocratização e a agilidade na prestação de serviços. Segundo ele, as unidades localizadas nos shoppings Diogo e Benfica possuem uma estrutura física limitada, o que dificulta um bom atendimento ao cidadão.

Moreira informou que as empresas parceiras serão escolhidas por meio de licitação e ficarão responsáveis pela construção, operação e manutenção das unidades. Ele disse, ainda, que o edital de licitação ainda não tem data prevista para ser publicado, e que o Governo estuda implantar no futuro unidades móveis e auto-atendimento via Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário