Governo anuncia ampliação de Cinturão Digital em audiência na AL


A Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir a implantação do projeto Cinturão Digital no Ceará. O debate, uma solicitação do deputado Roberto Cláudio (PSB), aconteceu no Complexo de Comissões Técnicas da Casa e contou com a presença do vice-governador e secretário de obras do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza e do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice), Fernando Carvalho.

O presidente Etice informou que o governador Cid Gomes autorizou o acréscimo de mais 25 cidades digitais, que vão totalizar 50 no Ceará. O objetivo, segundo ele, é fazer com que todos tenham acesso à Internet, de forma que todas as necessidades do Governo e da população sejam atendidas. “O Cinturão Digital possibilitará a educação à distância, TV Digital, videoconferência, telemedicina, segurança, entre outros serviços”, informou Fernando.

O projeto Cinturão Digital consiste na implantação de um anel de 3.000 Km de fibras ópticas que ligará as cidades de Fortaleza, Milagres, Tauá e Sobral, tendo estes dois últimos municípios já iniciado o projeto com eficiência. A partir dessa estrutura, 25 pontos serão ligados por meio de ramificações de fibras. A distribuição do acesso se dará através de tecnologia Wimax.

Segundo o deputado Roberto Cláudio, o projeto será de grande relevância, principalmente para a rede pública de educação e saúde, pois permitirá o acesso à rede mundial de computadores em municípios do Interior que não captam sinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário