Sobral volta a tremer com mais intensidade


Abalos chegaram a 2,8 na escala Richter, mas não houve danos materiais

Na noite da última segunda-feira, 26, os habitantes de Sobral voltaram a sentir tremores na região. Os abalos chegaram a 2,8 na escala de Richter, não causaram nenhum dano material e nem humano. O coordenador do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Joaquim Ferreira, comentou que os sismos na região vêm acontecendo desde 2008.

Joaquim Ferreira comentou que já enviou um técnico para estudar a situação. Ele explicou que as cidades de Sobral, Alcântaras e Meruoca são áreas ativas, ou seja, que acontecem tremores e que não é tão simples encontrar respostas para os acontecimentos.

O coordenador contou que as localidades próximas à bacia Potiguar, a zona leste do estado cearense, “é a principal região sísmica do País”. Ele ainda acrescentou que o Norte do Ceará, onde fica o município de Sobral “é uma zona de fraqueza na crosta terrestre”. Ferreira comentou que os abalos são imprevisíveis. “Tudo é possível. Pode ser que amanhã os tremores sejam mais fortes, mais fracos ou simplesmente podem não mais acontecer”, frisou.

Segundo informações do site JangadeiroOnline os tremores na região nunca pararam de ocorrer, porém, o da última segunda-feira a intensidade foi maior e que os efeitos foram sentidos na sede do município.
Também foi anunciado que um relatório será divulgado pelo Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora as atividades sísmicas em Sobral, e esclarecerá onde foi o epicentro dos tremores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário