Funcionários da Funasa a bordo de avião desaparecido vacinariam índios

Após confirmar a presença de funcionários a bordo do avião que desapareceu ontem (29) entre o Acre e o Amazonas, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou que os passageiros foram designados pelo órgão para fazer um trabalho de imunização em índio de 40 aldeias da região. Ao todo, 3,7 mil indígenas do Vale do Javari receberiam as vacinas. Sete aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam, neste momento, buscas pelo avião que desapareceu depois de ter partido de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas. O avião é um C-98 Caravan.

30/10/2009 - 07h10
Nota 4 - 30/10 (07h05) - Desaparecimento de aeronave da FAB

O Comando da Aeronáutica informa que as buscas à aeronave C-98 prosseguiram durante esta madrugada sem, até o momento, avistamento ou sinais do avião desaparecido. Atuaram o helicóptero HM-3 Cougar (do Exército Brasileiro) e o avião R-99 (da FAB), dotada de sensor para varredura térmica.

O helicóptero HM-3 Cougar do Exército Brasileiro decolou às 23h03 (horário local), de Tabatinga com destino à Cruzeiro do Sul (AC), realizando a rota inversa realizada pela aeronave desaparecida. O HM-3 pousou à 1h38 (horário local).

A aeronave R-99 decolou às 2h10 (horário local) para realizar o primeiro padrão de buscas. O avião decolou novamente às 4h10 (horário local) para realizar um segundo padrão de buscas.

Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército Brasileiro participam das buscas: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.

Meteorologia – Eram boas as condições meteorológicas no horário do desaparecimento da aeronave e prosseguem nessa situação neste momento.

Brig Ar ANTONIO CARLOS MORETTI BERMUDEZ
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário