Deu em O Globo

País tem 37,5 mil novos casos de hepatite por ano
O primeiro levantamento feito no Brasil para identificar o número de infectados pelos quatro tipos de hepatite revelou que foram notificados, de 1999 a 2008, 374.837 casos da doença.

São cerca de 37,5 mil novos casos por ano. O estudo constatou ainda que cerca de 127 mil pessoas desenvolveram a hepatite B de aguda e crônica. Segundo o Ministério da Saúde, 25% dos casos mais graves desenvolvem doenças como cirrose e levam à morte.

A hepatite B, das mais graves, está espalhada pelo Brasil. Para estar imune à doença, é preciso tomar três doses da vacina. Crianças e adolescentes são mais suscetíveis e, se contraem o vírus, correm maior risco de desenvolver um quadro crônico. O governo considera baixa a cobertura de jovens até 19 anos: 63% foram vacinados.

— É uma cobertura baixa, e que precisa ser ampliada — disse Mariângela Simão, coordenadora do Programa DST Aids e Hepatites Virais do ministério.

Segundo o governo, os dados mostram que o índice de prevalência da doença no Brasil é menor do que o estimado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estava próximo aos 8% da população.O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o índice da infecção de hepatite no país é inferior a 1%.

Temporão anunciou ontem protocolo para distribuir medicamentos para o tratamento da doença na rede pública. Os remédios estarão disponíveis nas unidades de saúde no primeiro trimestre de 2010.

Três novos medicamentos, já usados no combate à Aids, estarão à disposição dos médicos para serem usados no tratamento: tenofovir, entecavir e adefovir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário