ARTESANATO EM EXPANSÃO


STDS amplia cadastro de artesãos e supera meta do ano em 16,9%

Data: 3, 4 e 7 de outubro (terça, quarta-feira e sábado)

Local: municípios de Campos Sales, Icó e Russas

Hora: 9h 30min

Com 40 mil artesãos no Estado do Ceará e 3.508 já inseridos no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) amplia o número de artistas cadastrados no PAB, através da Central de Artesanato (Ceart). O cadastramento acontece durante o Governo do Ceará na Minha Cidade, que estará na próxima semana, nos municípios de Campos Sales (dia 3), Icó (dia 4) e no dia 7 de novembro, em Russas.

A meta de cadastrar três mil artesãos do interior cearense no PAB, ainda neste ano, já foi superada em 16,9%. Para se cadastrar e passar a gozar dos benefícios do programa Federal, o artesão precisa comprovar, no ato da inscrição, que tem habilidades manufatureiras, em 16 tipologias de artes manuais, sejam renda de bilro, bordado, filé,arte em madeira, cipó ou barro, metais, couros, peles, penas e ossos, ceras e parafinas etc.

Após comprovação artística e apresentação de registro de Identidade e CPF, o artesão recebe a carteira estadual da categoria. Além da identidade profissional e vínculo institucional, o PAB promove capacitação, viabiliza a participação em feiras e na na comercialização de peças dentro e fora do Brasil.

PRIMEIRO PASSO

Ainda na programação do Governo do Ceará na Minha Cidade, a Secretária Fátima Catunda assina o convênio para novas turmas do Projeto Primeiro Passo, nos próximos , em mais 8 municípios cearenses, atendendo a 160 jovens carentes. As cidades beneficiadas serão Lavras da Mangabeira, Várzea Alegre, Jaguaruana, Alto Santo, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Taboleiro do Norte e Russas que receberão turmas para 20 alunos cada.

Na última edição do Governo Itinerante, o Primeiro Passo iniciou turmas em outros nove municípios, beneficiando 180 estudantes. Até o final do ano, a meta de alunos qualificados pelo programa é de 21 mil jovens, na capital cearense e no interior.



MAIS AÇÕES

A titular da STDS, Fátima Catunda, fará a entrega de kits de trabalho de cozinha através e certificados para alunos concludentes do curso de Doces e Salgados, do Programa Criando Oportunidades, nas cidades de Tarrafas, Icó, Alto Santo e Limoeiro do Norte. Em atendimento a pedidos de deficientes físicos, a STDS fará doação de cadeiras-de-rodas aos cidadãos cadastrados, além de disponibilizar a Unidade Móvel do Primeiro Passo Digital para transferência de conhecimento sobre informática e viabilizar o uso da internet.

Detalhes sobre os programas Bolsa Família, ProJovem Adolescente e demais projetos da STDS também poderão ser conhecidos no Balcão de Informações, instalado. O Fórum do Trabalho vai discutir o tema “O Papel do Sine/IDT na Formação do Trabalhador para o Mercado” e “Empreendedor Individual – os benefícios de ter uma empresa legalizada”. O Fórum de Assistência Social terá palestra da titular da STDS, Fátima Catunda, discorrendo sobre o tema “Gestão de Projetos Sociais”; “Importância do Processo de Criação e Legalização das Entidades Sociais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário