Rio não se assusta com Obama



Carlos Osório minimiza presença na eleição do COI
Michel Castellar

O Comitê de Candidatura da Rio-2016 informou que nada mudará na estratégia da cidade, com a confirmação de que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, participará da eleição da cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A escolha ocorre nesta sexta-feira, em Copenhague, na Dinamarca.

– Para a nossa estratégia, nada muda se Obama vier ou não. Cada candidatura tem o direito de trazer quem achar que melhor poderá representá-la – disse o secretário geral do Comitê Rio-2016, Carlos Roberto Osório.

Muitas pessoas ligadas ao movimento olímpico consideram que a presença de Obama na Dinamarca poderá assegurar a vitória para Chicago. Mas, como o político chegará a Copenhague no dia da eleição, o efeito de sua influência nos 106 membros do colegiado eleitoral do Comitê Olímpico Internacional (COI) tende a diminuir.

Para o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a ida de Barack Obama à eleição da sede olímpica e paraolímpica de 2016 só reforça a competitividade da candidatura do Rio.

– O fato de Obama vir representa que a candidatura do Rio está forte. É um sinal de que eles estão preocupados com a possibilidade de perder. Isso também serve para mostrar o quanto foi importante o Rio ter conseguido a união de seus três níveis de governo.

De acordo com Leyser, Obama em nada mudará a performance do Rio na apresentação final antes o eleitores do COI. O secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte ainda destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ser tão persuasivo quanto Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário