PROJETO DE FERREIRA ARAGÃO INCENTIVA

O deputado Ferreira Aragão deu entrada em Projeto na Assembleia para estimular a produção e comercialização do tijolo ecológico por parte de pequenos e médios produtores que sejam residentes e domiciliados no Estado do Ceará, através de políticas de incentivo e fomento. O tijolo ecológico, também denominado de adobe, é oriundo da junção da manipueira com o barro. Atualmente, está sendo fabricado na região do Cariri, com maior escala no município de Santana do Cariri.
Ferreira justifica o seu projeto, afirmando que o processo de fabricação desse tipo de produto não exige sua queima e não há utilização em larga escala de madeira nos fornos, procedimento comum na fabricação do tijolo tradicional. Ao contrário do produto convencional, queimado com lenha, o tijolo ecológico aproveita luz solar, reduzindo o uso de água e o desmatamento das reservas vegetais, bem como a emissão de gases.
De acordo com o Projeto do parlamentar pedetista, a utilização do tijolo ecológico será prioritária nas obras e construções públicas estaduais. Ferreira pretende estabelecer parcerias, por meio de convênios e demais instrumentos propícios, com organizações para-estatais que incentivem a produção do tijolo ecológico no Estado do Ceará: “Os gastos serão mínimos. Além do mais, estaremos contribuindo com a geração de empregos nas diversas regiões. O nosso povo merece trabalho e vida digna”, concluiu Ferreira Aragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário