Gestores de museus se reúnem para o

O III Fórum Estadual de Museus do Ceará acontece entre os dias 31 de julho e 01 de agosto, no CEU - Centro Epiritual Uirapuru e discute a capacitação dos profissionais, entre outros temas permanentes a realidade dos museus do Ceará
A Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) realiza o III Fórum Estadual de Museus do Ceará entre os dias 31 de julho e 01 de agosto, no no CEU - Condomínio Espiritual Uirapuru. O evento é promovido pelo Museu do Ceará, Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE) e Associação de Amigos do Museu do Ceará - ASMUSCE.
O III Fórum Estadual de Museus do Ceará reestrutura o Sistema Estadual de Museus do Ceará e norteia a adequação das unidades museológicas e os profissionais cearenses às diretrizes instituídas pelo Estatuto de Museus. Através da discussão em 8 grupos de trabalhos (GT's) específicos, que agregarão os participantes do encontro, serão discutidas as questões relativas a estrutura e funcionamento do Sistema, a capacitação dos profissionais de museus, a criação de associações de amigos de museus, o estudo, a pesquisa e a ação educativa em museus, a preservação e segurança de acervos museológicos, a difusão cultural, o acesso e a acessibilidade em museus.
Os resultados dos grupos de trabalho serão sistematizados e apresentados na plenária final do III Fórum, documento intitulado Carta do Ceará, que será encaminhado aos órgãos responsáveis pelo patrimônio cultural como o Iphan, o Ibram, a Secretária de Cultura do Estado do Ceará e a Secretaria de Cultura de Fortaleza.
Histórico - Criado em 2004, o Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE) é um dos sistemas estaduais de unidades museais organizado na estrutura das administrações públicas estaduais com o incentivo da Política Nacional de Museus (parte da Política Nacional de Cultura do Ministério da Cultura) do antigo DEMU – departamento de Museus do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de quem foi separado em janeiro de 2008, transformando-se numa autarquia pública federal, o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
O SEM-CE surgiu a partir do I Fórum Estadual de Museus, realizado na cidade do Crato, no ano de 2004, reunindo 68 representantes de museus de todas as regiões do Estado e envolvendo 32 municípios ao todo. O evento contou com a participação do Diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Ministério da Cultura. Já no II Fórum de Museus do Ceará, em 2006, foi criado uma nova Comissão de Coordenação que foi organizada com unidades museológicas representando cada uma das macro-regiões.
Os interessados em participar do III Fórum Estadual de Museu poderão mandar seu email para musce@secult.ce.gov.br ou para o Museu do Ceará, através do fax- 3101-2612.

Nenhum comentário:

Postar um comentário