I Seminário de Integração Legislativa reúne 94 câmaras municipais na AL


Gony Arruda explica


O presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, deputado Domingos Filho (PMDB), abriu nesta segunda-feira (29/06), no Plenário da Casa, o I Seminário de Integração Legislativa (Silegis). O encontro, que tem por objetivo apresentar aos presidentes das câmaras municipais os programas da União Interativa do Legislativo Cearense (Unilece), dentre outras iniciativas da Casa, será realizado durante todo o dia de hoje. Participam do seminário 94 presidentes de câmaras, além do município de Tauá, que também acompanha o evento por meio de videoconferência.

“O Parlamento tem o mesmo papel, embora seja divido em jurisdições, por isso, é preciso que haja uma interação entre os legislativos estadual e municipais”, afirmou Domingos, defendendo o apoio dos presidentes das câmaras, para que o processo possa obter o sucesso desejado.

De acordo com o presidente Domingos Filho, o programa Unilece é uma iniciativa inovadora, na qual a Assembléia vai ajudar, de forma gratuita, as câmaras municipais a se modernizarem. O programa é composto por cinco eixos: o Interlece, que vai prestar consultoria legislativa on-line; a AP-Interativa, que transmite audiências públicas por meio de videoconferência; o Alecemídia, projeto de educação à distância; a Legioteca, que é uma biblioteca de leis on-line. O último a ser instalado (fevereiro 2009) foi a Municipalidade, programa que oferece um quadro político de todos os municípios do Ceará.

As câmaras também vão poder contar com os cursos ofertados pela Universidade do Parlamento Cearense; com a assessoria do Procon, da Taquigrafia e do Memorial Pontes Neto, para instalarem seus Procons, seus serviços de taquigrafia e seus memoriais, enfatizou o parlamentar, agradecendo ao governador Cid Gomes por disponibilizar os Centecs e CVTs do Interior para integrarem a rede de transmissão do Legislativo Estadual.

Na seqüência, o presidente da União Interativa do Legislativo Cearense, deputado Gony Arruda (PSDB) explicou tecnicamente como funciona o programa. “Através desse programa vocês terão a possibilidade de acompanhar ou transmitir suas atividades, dando vida ao processo legislativo e fazendo com que a população participe ativamente das discussões levantadas”, pontuou Gony.
LF/CG


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário