Deu no Jornal O Estado

Apesar da resistência de Sérgio, tucano quer aliança PSDB-PSB
Prefeito do Crato, Samuel Araripe, defende coligação rejeitada pelo PT

O prefeito do Crato, Samuel Araripe (PSDB), disse, em entrevista exclusiva ao O Estado, que é a favor de uma coligação entre os tucanos e o PSB com vistas a 2010. Segundo ele, a ideia seria o ninho apoiar a re-eleição de Cid Gomes, tendo como contrapartida o reforço do governador à manutenção de Tasso Jereissati no Senado. Araripe admitiu ainda ter a pretensão de candidatar-se à Câmara Federal, mas somente em 2014. E alfinetou seus opositores: “podem continuar me criticando”. Confira as declarações dadas ao jornalista Tarcísio Colares.

[O Estado] Enquanto tucano, qual sua posição no que se refere à sucessão estadual?
[Samuel] Nós seguimos a orientação do senador Tasso Jereissati, que é a nossa liderança maior do PSDB. O que ele ordenar em termos de sucessão estadual, nós vamos cumprir, até porque somos adeptos da fidelidade partidária que voltou a ser obrigatória principalmente para quem tem mandato.

[OE] A sua opinião própria é essa mesmo ou tem alguma alternativa?
[Samuel] A nossa torcida é no sentido de que mo doutor Tasso Jereissati postule a re-eleição a que tem direito e o PSDB continue apoiando o governador Cid Gomes. Os parlamentares tucanos já estão na Assembleia Legislativa apoiando o Governo e nós defendemos que seja feita uma coligação do PSDB com o PSB.

[OE] Feita essa coligação, significa que o PSDB vai apoiar a re-eleição de Cid. É isso que o senhor quer?
[Samuel] Isso não tem qualquer dúvida. Eu defendo a re-eleição do governador Cid Gomes, mas desde que o PSDB resolva não ter candidato próprio ao Governo do Estado. A nossa posição favorável à re-eleição é baseada em que ele está fazendo uma administração progressiva e coerente.

[OE] Há comentários dando conta de que o governador Cid Gomes apoiaria a re-eleição do senador Tasso Jereissati. O senhor acredita nessa possibilidade?
[Samuel] Acredito que seja possível, porque, pelo o que tenho conhecimento, os dois são grandes amigos. Política se faz com entendimentos, com diálogos, com conversa. Existe uma relação muito cordial entre o senador Tasso e o deputado Ciro Gomes (PSB), que é irmão do governador. É bom repetir que o PSDB já apóia o governo socialista.

[OE] O que é que justifica sua preferência pela manutenção no cargo do governador Cid Gomes?
[Samuel] Em primeiro lugar, nós destacamos que o governador Cid Gomes tem ajudado muito no desenvolvimento do município do Crato. Se o doutor Cid está fazendo isso, já é motivo suficiente para querermos que ele continue no cargo, porque será a certeza do Crato continuar em pleno crescimento.

[OE] O senhor tem alguma queixa do governador Cid Gomes?
[Samuel] De jeito nenhum. O nosso relacionamento com o governador Cid Gomes é muito bom, embora nós pertençamos a partidos diferentes. O doutor Cid tem atendido às reivindicações que a Prefeitura do Crato tem feito a ele desde o primeiro dia do seu Governo. O doutor Cid tem muitas obras em parceria com o Crato.

[OE] Cid Gomes não discrimina prefeitos de outros partidos?
[Samuel] Do nosso conhecimento não. Pelo que sabemos, o doutor Cid trata todos os prefeitos com total igualdade. Lógico, dentro das possibilidades. E nós, que somos tucanos, estamos sendo atendidos por ele com a maior presteza e a maior boa vontade. E a prova é que ele não tem negado nada ao Crato.

[OE] O que o senhor destaca de obras no Crato apoiadas pelo governador Cid Gomes?
[Samuel] Em parceria com a Prefeitura do Crato, o governador tem o Centro de Convenções que ele vai dar ordem de serviço agora. Tem recuperação das praças centrais da cidade, recuperação da encosta do seminário e recuperou agora as estradas que ligam a sede do Crato ao Grangeiro.

[OE] O senhor destaca mais alguma obra do atual Governo no seu município?
[Samuel] Na próxima semana, o governado Cid Gomes vai iniciar uma obra muito importante no Crato, que é a recuperação asfáltica da estrada que liga a sede do município ao bairro do Lameiro e ao distrito de Belmont, na Serra do Araripe. Ele fez um desvio na descida da Serra do Araripe, onde sempre aconteciam acidentes.

[OE] O senhor foi re-eleito. Como está o seu segundo mandato?
[Samuel] Até agora, está tudo de acordo com o programado e esperamos que assim continue até o fim. O segundo mandato é sempre mais fácil para quem administrou bem o primeiro. Eu que assumi a Prefeitura com um déficit de R$ 5 milhões, agora passei a administração para mim mesmo com dinheiro em caixa. Isso facilita muito a administração que eu levo totalmente a sério.

[OE] Como o senhor convive com a oposição que está sempre lhe causando algum problema?
[Samuel] Oposição é sempre assim e isso faz parte do jogo, porque analisamos as críticas que, às vezes, servem para alguma coisa. Eu tenho um bom relacionamento pessoal com os meus opositores que não me atrapalham, porque faço sempre o que é preciso. Eles vão continuar me criticando, mas isso não me aborrece.

[OE] A oposição lutou muito para derrubar a sua re-eleição, mas não conseguiu. O que o senhor fez para evitar isso?
[Samuel] Fui re-eleito, porque fiz o que prometi no primeiro mandato dentro do que foi possível. Pelo menos é o que acredito. Eu fui o único prefeito re-eleito da história política do Crato. A minha diferença de votos para o segundo lugar foi a maior da história: quase nove mil votos.

[OE] Há comentário dando conta de que o senhor quer ser deputado federal. Isso já é para 2010?
[Samuel] Vou ficar no comando do Crato até o final do meu segundo mandato, que vai até 31 de dezembro de 2012. Um pouco antes, vou me esforçar para fazer meu sucessor, para que ele continue tudo aquilo que não teve condição de ser concluído. Depois disso, nós vamos aguardar a reforma política para pensar em disputar uma vaga na Câmara Federal, em 2014.

A entrevista foi dada ao jornalista Tarcisio Colares (O Sérgio citado no título da matéria deve ser o Novaes, presidente do PSB no Ceará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário