Altos Estudos apoia plano de desenvolvimento do Nordeste

O Deputado José Linhares, integrante do Conselho de Altos Estudos da Câmara, manifestou apoio ao Plano de Desenvolvimento do Nordeste, apresentado nesta quarta-feira pelo ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. Entre as propostas para incrementar o crescimento da região, o ministro defende o estímulo à agricultura irrigada e de sequeiro.
O objetivo é tornar o crescimento do Nordeste sustentável, desde que o custo do transporte da água seja mais baixo. Nesse caso, segundo o documento, a agricultura familiar deve ser incentivada para que se crie uma classe média rural forte.
Unger também sugere a criação de uma agência de empreendedorismo; a potencialização das zonas de processamento de exportação; a organização da agricultura do semiárido; a estruturação do ensino a distância; e a integração física da região, com ênfase ao acesso rodoviário a todos os municípios.
Ainda conforme o plano nacional, as obras de infraestrutura na região devem ser retomadas. Entre elas, a transposição do rio São Francisco, já em execução; a integração das bacias hidrográficas; a recuperação das malhas rodoviária e ferroviária, sobretudo a construção da Transnordestina.

A bancada do Nordeste, sugeriu, deve pedir audiência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo informou Unger, já concordou em reunir os governadores da região para discutir o plano. Para Inocêncio, a integração da bancada do Nordeste, que tem 156 parlamentares, permitirá que o País consolide um modelo de desenvolvimento ideal para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário