Welington pede urgência na recuperação das BRs do Ceará


O deputado Welington Landim (PSB) fez um apelo hoje (26/5), no plenário na Assembléia Legislativa, para que as BRs que cortam o Ceará sejam recuperadas, urgentemente. Ele lamentou que em outros estados, como Paraíba e Pernambuco, a qualidade do asfalto é muito melhor do que o das BRs cearenses. Leia aqui.
O deputado Welington Landim, líder do bloco parlamentar PSB-PT-PMDB, ressaltou que, desde 1994, quando iniciou seu primeiro mandato, as BRs do Ceará passam oito meses do ano em condições precárias e outros quatro meses em operações tapa-buracos, que também não resolvem o problema. O parlamentar relembrou movi mento encabeçado por ele, quando estava na presidência da Assembléia, quando vários parlamentares interditaram a BR-116, na altura do município de Penaforte, para cobrar a recuperação das rodovias.
No entanto, o deputado disse que teve uma audiência com o superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte no Ceará (Dnit-CE), Guedes Neto, e ele assegurou que já está sendo realizada licitação para dois trechos da BR-116. Para Welington Landim, essa notícia pode ser uma luz no fim do túnel.
Os deputados Vasques Landim (PSDB), Heitor Férrer (PDT), Ely Aguiar (PSDC) e Moésio Loiola (PSDB) fizeram apartes ao pronunciamento de Welington e também demonstraram preocupação com a situação das estradas federais. “Estive em Brejo Santo e fiquei estarrecido com o estado daquela BR. As carretas e caminhões, para entrar na BR saindo de Brejo Santo, é como se estivessem em uma avenida congestionada por conta da buraqueira”, d isse Vasques.
Para o deputado Heitor Férrer, a situação das estradas federais no Ceará é resultado de corrupção e falta de fiscalização na feitura dessas estradas. “O que faz o asfalto ser bom ou ruim é a compactação desse asfalto, uma estrada que é feita sem a fiscalização devida acaba acontecendo isso, nos entregam essas porcarias. É uma falta de respeito com o dinheiro do contribuinte”, criticou Férrer.
A questão também foi levantada por Moésio Loiola, que avalia ser uma estranha “coincidência” o fato de a mesma empresa vencer as licitações para recuperação do trecho entre Fortaleza e Sobral, da BR-222. Já o deputado Ely Aguiar afirmou que há problemas nas estradas federais, mas as estaduais também estão precisando de recuperação. “A situação é a pior possível, tem buraqueira na estrada federal e também na estadual”, disse.
O deputado Welington Landim disse que não há comparação entre a manutenção das estra das estaduais em relação às federais. “Existem hoje algumas CEs já com problema, tivemos um inverno atípico e não há estrada que resista à água, mas não se compara, a manutenção das estaduais que é muito melhor do que as BRs. E já existe um plano do Governo do Estado para recuperar todas as CEs”, assegurou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário