Previdência complementar dos jornalistas tem lançamento nacional em BH

Nesta quinta-feira (28/5), será lançado em Belo Horizonte o Plano FENAJprev de Previdência Complementar. Administrado pela Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social), o plano é instituído inicialmente por sete Sindicatos de Jornalistas. A cerimônia de lançamento contará com a presença do ministro da Previdência Social, José Pimentel, e do secretário de Previdência Complementar, Ricardo Pena. A solenidade será no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (Av. Álvares Cabral, nº 400 - Centro - Belo Horizonte), às 18 horas.

Para o presidente da Petros, Wagner Pinheiro, o papel da previdência complementar é justamente o de cuidar do futuro de quem hoje presta serviços à sociedade, mas que nem sempre se preocupa com um amanhã mais tranquilo para si mesmo. "A Fundação sente-se muito honrada em administrar previdência complementar para essa importante categoria profissional, que vive de informar a sociedade."

Já o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sérgio Murillo de Andrade, ressalta que o lançamento do plano FENAJprev é uma demonstração da evolução e maturidade do movimento sindical da categoria. "Sem abandonar as principais razões de sua existência - a luta por melhores salários e condições de emprego -, nossos Sindicados passaram a se envolver com questões de importância para a cidadania, como a democratização da comunicação, e a incorporar agendas e ações que alcançam os jornalistas de modo integral. Saúde e previdência, por exemplo, são, hoje, pauta de campanhas salariais da nossa categoria."

O dirigente salienta que a FENAJ e seus 31 Sindicatos filiados seguem defendendo uma previdência pública, universal e de qualidade, como direito e conquista de todo povo brasileiro. No entanto, assim como outras entidades representativas de diversas categorias de trabalhadores, interessa à Federação e aos Sindicatos oferecer serviços que assegurem mais benefícios aos jornalistas e seus familiares.

Murillo acentua que "a estruturação do plano seguiu um rigoroso e democrático processo, principalmente na escolha das parcerias, levando em conta critérios de solidez e seriedade, como no caso da Petros". Para ele, o FENAJprev é, antes de qualquer coisa, previdência complementar. "Mas, além disso, é uma grande oportunidade para um tipo de trabalhador que se especializou na descrição do presente, mas que também tem compromissos e obrigações com o futuro”.

São instituidores do FENAJprev os Sindicatos do Município do Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás e Tocantins, representando um universo de aproximadamente 18 mil filiados, que podem aderir ao plano administrado pela Petros. A Fundação, prestes a completar 40 anos, administra hoje planos para 130 mil participantes de 79 empresas e entidades, e a Petrobras é a principal patrocinadora, com cerca de 110 mil participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário