Li aqui em Atlanta-Sede Mundial da COca Cola

Freakonomics.com: quem conhece a fórmula da Coca-Cola?

Stephen J. Dubner e Steven D. Levitt
Quantas pessoas conhecem a "fórmula secreta" da Coca-Cola?
Um novo anúncio da Coca-Cola declara que apenas duas pessoas conhecem a famosa fórmula secreta do refrigerante e que, se algo acontecesse a uma delas, a fórmula seria perdida para sempre. Depois, faceiramente, começa a listar todas as coisas terríveis que aconteceriam se a fórmula fosse perdida para toda a eternidade.

Talvez eu esteja perdendo meu senso de humor, mas fico irritado toda vez que vejo o anúncio. Primeiro, se duas pessoas conhecem a fórmula e algo acontecesse com apenas uma delas, o segredo não seria perdido. O que o anúncio deve estar sugerindo é que há duas pessoas que conhecem parte da fórmula e que ninguém conhece a fórmula completa.

Mais fundamentalmente, é impossível que apenas duas pessoas conheçam a fórmula secreta da Coca-Cola. Se este fosse o caso, os acionistas estariam processando a administração da empresa. As firmas têm permissão de fazer declarações tão absurdas em suas propagandas? Não que importe, mas eu acho estranho que uma firma faça conscientemente tal declaração.

Entretanto, a Coca-Cola não é a única empresa a fazer isso. Quando eu estava em um voo outro dia, observei que os headphones que a empresa fornecia traziam uma advertência: "Só funcionam no avião. Por favor, não os removam."

Não é difícil entender que tal declaração não é verdadeira. É só olhar para o plugue ou, para uma evidência mais concreta, enfiá-los num iPod e provar que funcionam, como eu fiz. Não são os melhores headphones do mundo, mas ao menos sai som dos dois lados, o que é mais do que eu posso dizer sobre o meu segundo par -até que eu os devolva no meu próximo voo, terão que servir.

Steven D. Levitt

Nenhum comentário:

Postar um comentário