Desemprego cessa rtendencia de alta em abril

Segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Região Metropolitana de Fortaleza, divulgada nesta quarta, dia 27, a taxa de desemprego total cessou sua tendência de alta, observada desde janeiro de 2009, e oscilou de 12,8%, em março deste ano, para 12,6%, em abril de 2009

Com um contingente estimado em 210 mil desempregados, a taxa de desemprego total foi decorrente da redução da taxa de desemprego oculto, de 5,4% para 5,0%, no mês em análise, praticamente balanceado pelo crescimento da taxa de desemprego aberto.

Em abril, a PED revelou que o nível de ocupação apresentou relativa estabilidade (-2 mil). O contingente de ocupados foi estimado em 1.458 mil pessoas, na Região Metropolitana de Fortaleza, em abril de 2009. A construção civil foi o setor que mais demitiu (7 mil). Em contrapartida, houve geração de postos de trabalho no Comércio (1 mil) e Serviços (9 mil).

Segundo a posição na ocupação, houve incremento do emprego assalariado (1,7%), reduções do trabalho autônomo (1,3%), e nas demais ocupações (4,6%). O comportamento do emprego assalariado foi decorrente de ocupações geradas no setor público (5,6%) e no setor privado (0,8%).

Para o diretor de Estudos e Pesquisas do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Júnior Macambira, "sinais de vitalidade do mercado de trabalho regional, notadamente pelo aumento das contratações em setores intensivos em mão-de-obra como os serviços e o comércio, o que poderá proporcionar, nos meses seguintes, a inserção de mais trabalhadores no mercado de trabalho".

A PED é realizada pelo IDT, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Sine/CE e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário