Da coluna de papel do Jornal O Estado




NY-USA-19 graus com chuvas e trovoadas
Aulas de civilidade
O Campeonato Brasileiro começou servindo como preparação para a Copa do Mundo de 2014. Por isso, algumas medidas foram anunciadas pelo Ministério do Esporte e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para dar mais conforto e segurança para o torcedor durante os jogos do Nacional. Essas iniciativas, no entanto, ainda não têm data para serem implementadas. A CBF quer testar o sistema de lugares marcados em alguns estádios que estão recebendo partidas do Brasileiro. Serão escolhidos setores para os quais haverá venda de ingressos com numeração fixa. Logo, o torcedor terá de ocupar o assento especificado no bilhete, como ocorre nos principais eventos europeus e da Fifa. O objetivo central é acostumar o público brasileiro às regras da Copa. "Vamos começar a fazer isso em locais mais organizados, como o Estádio de Pituaçu, na Bahia", declarou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, durante seminário num hotel da Barra da Tijuca para tratar do Brasileiro das Séries A e B. Há também um projeto de lei para combater a violência entre os torcedores, que deve ser votado na Câmara ainda neste mês. Em caso de aprovação, o projeto passará pelo Senado e, por fim, pela sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor. "Endurecer a lei é fundamental para combater a violência. Torcedor com bomba caseira, pedaço de pau e que provocar briga nos arredores dos estádios pode ser preso por seis meses até dois anos", explicou o ministro do Esporte, Orlando Silva. "Se for réu primário, o torcedor pode ser solto, mas ficará banido dos estádios por algum período". De acordo com o ministro, o governo vai investir na compra de câmeras para aprimorar o sistema de monitoramento dentro e nos arredores dos estádios. "Copa do Mundo requer obras, investimento, arenas, mas também uma torcida educada e bem comportada", concluiu. A CBF vem firmando com o Ministério dos Esportes, o Ministério da Justiça, o Poder Judiciário e o Ministério Público um acordo de cooperação para facilitar a venda de ingressos e a entrada do torcedor nos estádios. O projeto também está sendo discutido com os clubes.



“Deus não é socialista e distribuiu com profunda injustiça os dotes de inteligência, criatividade e diligência” .


(Roberto Campos, in “O liberalismo e a pobreza”).


No Central Park
Apesar de o vento andar meio friinho esses dias, o atleta verdadeiro não larga mão de correr toda manhã pelas avenidas e alamedas do Central Park aqui em NY. Correr, não, mas uma caminhadazinha, pra descontrair de manhã cedinho, antes do café e depois do primeiro banho vale a pena. Além das companhias, claro.

Nomes na gaveta
Em reunião privada com arquitetos, no dia 18 deste mês, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, revelou que a Fifa já definiu as capitais brasileiras que sediarão jogos para a Copa de 2014.


12 confirmadas
Segundo a fonte, o Brasil terá mesmo 12 cidades-sede. A dúvida persiste na Amazônia, entre Belém e Manaus, e essa decisão somente será tomada no dia 31, nas Bahamas.


Clima
Há um clima de muita expectativa no ar. Colegas jornalistas que já estão em Nassau, onde chego na sexta-feira (o anúncio sera no domingo,31) falam de caravanas de políticos por lá pedindo colo.


Fuxicada
Nota da CBF - "O presidente Ricardo Teixeira esclarece que não tem procedimento a notícia publicada pelo jornal "Diário Catarinense" em sua edição desta terça-feira na coluna Cacau Menezes, com o título "O Furo", segundo a qual Florianópolis está "fora da Copa de 2014".


E continua…
Vale ressaltar que o presidente Ricardo Teixeira sequer teve conhecimento dos motivos abordados na nota, como justificativa para a exclusão de Florianópolis.


Motivos quais
Entre esses motivos haveria o fato de o governador de Santa Catarina ter jantado com "os presidentes das federações de futebol da Argentina e Sul-Americana atrás de apoio".Ora, ora!


Saltou de banda
Finalizando, o presidente Ricardo Teixeira reafirma que a escolha das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, a ser feita no dia 31 de maio, em Nassau, é de responsabilidade da Fifa."


Dunga nem Santa Catarina
O técnico da seleção,Dunga, ruma à Floripa para se reunir com o Comitê Executivo da candidatura catarinense para ser uma das sedes na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.


Sonho gremista
Perseguindo o Inter na briga para abrigar os jogos da Copa de 2014, o Grêmio ainda sonha em ser sede do Mundial do Brasil.O clube avança no desenvolvimento do projeto da Arena, que será construída na Zona Norte de Porto Alegre.


Da pros dois
A tese defendida pela Grêmio Empreendimentos, empresa criada para gerir a construção do novo estádio, é que, uma vez Porto Alegre sede do Mundial, é possível jogos nos dois estádios da Capital gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário