Da coluna de Papel do Jornal O EStado



Miami (Florida) EUA (29 graus)

Sorriso Amarelo
Ontem de manhã, quando desembarquei aqui, senti, agora com mais força a degradação comercial de Miami. Aquela coisa buliçosa, ativa, cheia de turistas, lojas vendendo em profusão de 10, 15 anos passados, não passa de uma pálida comparação com uma cidadezinha de interior do Nordeste num sábado à tarde. Como um sorriso amarelo. Lojas fechadas, ruas desertas, um ou outro bar onde homens cansados bebericam como sem coragem de voltar pra casa. Uma coisa triste. Sem sequer um sorriso ralo por uma satisfação passageira. Nada. É como se do quintal lá de casa estivessem levado o galo cantor, a marreca chamariz, o cupido que dobrava. Triste Miami. Ouvia de colegas que sempre reencontro para um abraço, que a onda se avolumou que até de notícias a coisa está fraca. Entretanto algo no ar me diz que a esperança foi reacendida com a chegada de Barak Obama. Há muita falta de alegria ao mesmo tempo em que há expectativa de sobrevida. O pujança daqueles tempos está longe mas, se existe uma coisa que o gringo não perde é a auto-estima. E de auto-estima já muito espectro de vida se alevantar. Tomara. Benza Deus.

“Acredito na mentira. Nunca subestime o poder da mentira”.

Deve ser por medo dos mentirosos.

Primeira página (Nota da foto)
Isto aí está na primeira página do El Nuevo Herald, jornal para a colônia hispânica em Miami.

Cuba y EEUU retoman charlas migratorias

(Foto do escritório americano em Havana)
El gobierno de Obama le pidió el viernes al gobierno de Castro retomar las conversaciones migratorias que el presidente George W. Bush suspendiera en el 2004.


Sub-sede
Neste domingo, aqui perto, nas Bahamas, em Nassau, o Brasil vai saber quais cidades sediarão os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Sub-sede II
Vim pra cá pra ir pra lá. Daqui pra Nassau, dá pouco menos de uma hora de avião sobre as Ilhas. É um pouco mais perto do que de Fortaleza pra Juazeiro do Norte.

Sub-sede III
Como se recordam, o anúncio seria feito em Zurich, na Suíça, no dia 21 de março mas a FIFA resolveu trazer a divulgação pra cá, mais perto do Brasil.

Sub-sede IV
São 17 cidades disputando 12 vagas. Na verdade podemos até cortar algumas.Porto Alegre,Curitiba,Rio,São Paulo,Mato Grosso,Belo Horizonte,Manaus e Brasília são certas.

Sub-sede V
Outras três eu diria que não correm riscos; Salvador, Recife e Fortaleza. Fica uma vaga. Quem quer: Belém, Natal , Goiânia, Florianópolis, Cuiabá e Rio Branco.

FIFA
A FIFA vai realizar em Nassau, um encontro de três dias que começa dia 29 e termina no dia 31, domingo. Joseph Blater e Ricardo Teixeira acabarão o mistério as 9 da manhã.
Cuiabá escolhida
Colegas de Cuiabá, da Mandarim Comunicação, disseram pra mim que, em reunião privada com arquitetos, no dia 18 de maio, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, teria revelado que a Fifa já se definiu.

Confirmadas as 12
Serão mesmo 12 cidades-sede. A dúvida persiste na Amazônia, entre Belém e Manaus, e essa decisão somente será tomada,na verdade anunciada no dia 31, nas Bahamas.

Quem mais
No Nordeste teriam sido selecionadas: Fortaleza, Natal, Recife e Salvador. No Sul, Porto Alegre e Curitiba, no Sudeste Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, palco da final.

Brasília na briga
Brasília poderia ser o palco da abertura, no estádio Mané Garrincha, com novo projeto arquitetônico do escritório Castro Mello Arquitetos e cobertura projetada pelos arquitetos do GMP, da Alemanha.

Cheirinho de política
Thomas Shannon, futuro embaixador dos EUA no Brasil, na vaga de Clifford Sobel, tem um filho brasileiro e é casado com uma nicaraguense.

Fino na língua
O escolhido fala português (de 1989 a 1992 foi assistente especial da Embaixada dos EUA aqui), é subsecretário para as Américas da chancelaria americana.

Prestígio
Dizem os americanos versados em política dos EUA para a América Latina que sua nomeação mostra prestígio do Brasil no governo Obama. Minha parte quero em dólar.

Maluquice
O debate sobre o uso do celular no transito dos EUA tem ganhado importância nas últimas semanas, quando um operador de trem atingiu um outro trem enquanto escrevia uma mensagem no celular.

Pesquisa
Um em cada quatro usuários de celular continuam escrevendo as mensagens enquanto dirigem, segundo uma pesquisa feita com cerca de 5 mil consumidores americanos. Aqui também dá multa pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário