BOM DIA

Sei que tou devendo, mas um dia pago. Ruim vai ser morrer sem pagar. Como tou vivo, começo a quitação do debito pelo diario, talvez o único que escrevo na vida e que, se me permitido fosse faria igual a Margarida, a feil namorada do Pato Donald, uma das raras mulheres literalmente perdida de amor por aquele que lhe devota alma e divindade, porque corpo mesmo o Donald jamais ...ce sabe, encostou uma pena nela. Comearia dizendo ; Querido Diario! Acho que ficaria lindo.
Pois bem; 10 horas – Sou chamado pra saber da disponibilidade de viajar, roteiro, essas coisas. Imaginava que ocorresse na semana, ontem, não. Era domingo e domingo não vem a ser um dia muito bom pra se tratar de viagens em cima da perna. Pois foi.

11 horas – Acertada a viagem, corre pros detalhes. No intervalo entre 11 e 14 horas, fica absolutamente impossivel blogar os acontecimentos porque esse negocio de ...faça ideia. Ainda mais na carreira, assim entre a camisa na mala e o blaser de trabalho. (Por sinal cheguei a uma conclusão sensacional: a melhor bagagem e seu cartao de credito).

16 horas – Pinto Martins Airport International. R$32,60 de taxi. O check in da TAM pra quem tem cartao vermelho opera legal. Dois minutos e seu embarque fica pronto. Fortaleza-Miami-Fortaleza. O trecho interno fica pra depois.
17 horas – Na sala VIP da agencia de viagem a tv ta desligada. O Ceara esta perdendo de 1 a zero do Bahia. Embarque para o Rio de Janeiro no horario e o segundo tempo de Ceara e Bahia comeca com aquele placar. Uma correira dos diabos. Parece que o Fortaleza empatava.
17.15 horas decolagem. No voo, uma hora voada, sem chuvas que nem as chovidas desde a noite do sabado e ate agora sem parar, um lanchinho. Sucos e refri. E um sanduba anunciado com imenso prazer; pao, queijo, presunto, tomate e alface. Absolutamente descartavel. Troco tudo por um copa com agua da torneira.
17.20 horas – O cara do meu lado, com enorme enfado tambem descarta a iguaria. Como estou na cadeira 1 D, ouso levantar pra ver o canelau pegando o cai duro. A essa altura a face do sanduba ficou com cara de cai duro de feira livre. Nem o disfarce naquele envelope meio aluminizado deu um ar mais simpatico, gentil ou apetitoso ao coitado. O coitado!
19 horas – precisava tomar a piula de viagem, um antiacido que costumo para o caso de aparecer um razoavel vinho tinto a bordo para acompanhar alguma coisa. Quente, sem gelo que não foi oferecido. So vem se vc, pedir. Ice, please! Querido diario; fique sabendo que de cansado dormi ate o comando da espaconave anunciar; comecamos nosso procedimento para pouso no aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Perfeito. Apaguei por mais ou menos horas e meia.

21 horas – Pouso, abandono do aviao, essas coisas. Sai, mesmo com o chek in intrnacional pronto, tem aqueles negocios de policia de fronteira e tal. Pior; aquela coisa horrorosa de seguranca internacional que os brasileiros não conhecem mas repetem. Os caras aqui tiveram o 11 de setembro,nos,não. Como ovoo vai para os Estados Unidos os imbecis da seguranca no Brasil repetem ao seu reclamo: Eles exigem assim nos Estados Unidos. Na verdade eles dizem sempre; os Estados Unidos eh que exigem. Em pleno territorio brsileiro que não eh mnais brasileiro porra nenhuma.
22 horas – Estou marcado pro assento 16 J. Apertadinho e do lado de uma mocinha baba de um meninoque dorme no colo da mae, uma senhora jovem e chata e de nacionalidade paranaense. A mulher reclama de tudo e com todos, ate por umas mantas no chao e deitar o filho a seus pes. O comissario disse que não podia por questoes de seguranca mas a mala avisou que ioa reclamar com aTAM porque a mulher que a atendeu no embarque disse que ela podia por o filho dela pra dormir no chao do aviao. Lo juro! Comoo comsisario era um rapaz que parecia ter feito amor antes de embarcar, foi muito solicito em ir lah atras e descolou uma cadeira de quatro lugar (o aviao era um velho 767 com cadeiras largando os pedacos, banheiros encardidos, gare central desativada, iluminacao publica do tempo do ronca de tao escura). Quando falo largando os pedacos vem a ser literal. O braco da cadeira a meu lado, onde viajaria a domestica com ar daquelas meninas da Praia de Iracema, estava com o platico que esconde seu interior de fios e terminais nervosos solto, arranhando a gente, amecando pano de calca lee. Sei que a mulher, o filho, o outro filho que a baba cuidava, o marido e toda a tralha paranaense foram pro ultimo banco. Felizes para sempre.
Meia noite – Decolagem sem nada fora do comum, a não ser no taxi para a cabeceira, um enorme cheiro e queimado seguido de um enorme cheiro de mangue podre. Foi quando lembrei que estava no Rio de Janeiro. Vai ver o fogo era bucha queimado de algum tiroteio nas proximidades do Galeao velho de guerra porque o cheio vinha mesmo das proximidades do Guandu, por acola. Uma podridao de fazer urubu voar com uma asa tapando o nariz.
01.10 hora – Agora sozinho na cadeira posso observar a cena sem maiores constrangimentos ao vizinho e ate deixar escapar algum ou outro gas bem educado, ou não. Leitura dos jornais, preenchimento das fichas exigidas na entrada pelas autoridades americanas, repassar o roteiro da viagem, examinar mentalmente se esta tudo na mala (uma claca social, um camisa social, uma bermuda, meias, cuecas, lencos, camisa esporte...soh.) Como disse uma gande bagagem ainda vem a ser seu cartao de credito, ou o dindin que o chefe te deu pra viagem.

01.30 hora – Agora espera aih que vou dar uma saidinha na Maci’s e volto logo pra contar da hora do jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário