Tem sacanagem no pedaco

Skip Navigation Links
Neurose da gripe suína já atinge setor de carnes
De São Paulo, do Rio, de Florianópolis, Brasília, Nova York e Genebra
28/04/2009


Indique | Imprimir | Digg | del.icio.us Tamanho da Fonte: a- A+


Apesar de não ser transmitida pela carne de porco, gripe suína derruba ações de empresas do setor

Embora não exista evidência de que a gripe suína seja transmitida pela carne de porco, como assegurou a Agência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), os temores de que a doença poderá reduzir o consumo de carnes já atingem diretamente as empresas do setor. Ontem, as ações do frigorífico JBS caíram 12,23% na Bolsa de São Paulo, as da Marfrig, 4,54% e as do Minerva, 9,59%. A JBS tem indústrias de suínos em Iowa, Minnesota e Kentucky, nos EUA. As outras duas empresas não têm. Na Bolsa de Nova York, as ações da Tyson e da Smithfield também baixaram, 8,87% e 12,4%, respectivamente.

Por trás do mau humor dos investidores está a decisão de China e Rússia em suspender as importações de carne suína do México e de alguns Estados americanos que fazem fronteira com o território mexicano. Indonésia e Tailândia também proibiram as importações dos dois países. Para o Brasil, não é possível saber ainda se o impacto econômico será positivo ou negativo, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. Se não houver casos no Brasil, "poderá ser positivo", afirmou.

O executivo afirmou que não há problema em consumir carne suína e citou a diferença entre a situação atual e a da época da gripe aviária, em 2005. Naquela ocasião, aves vivas contaminadas transmitiam o virus para humanos por meio de contato e milhões de aves tiveram de ser sacrificadas. No caso da gripe suína, o vírus envolve transmissão entre pessoas e não foi isolado em animais até agora. O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, afirma que a situação no campo é de muita "ansiedade" por esclarecimento. "Sem isso, pode ser criado um pânico mundial em cima de hipóteses", disse.

Mas a neurose da gripe suína pode ajudar a indústria farmacêutica. Em 2008, a cifra mais surpreendente do balanço da Roche foi a queda de 68% nas vendas do remédio Tamiflu, porque governos e empresas abandonaram a formação de estoques de antivirais. Agora, as compras podem ser retomadas.
Penso eu: Por que tem sempre algum tipo de malandragem debaixo dessas coisas?Hein?

Nenhum comentário:

Postar um comentário