O livro da Rosaly




9º Festival da Quitanda de Congonhas traz várias novidades
Evento já consagrado pelo público que lota a Romaria de Congonhas desde 2000, sempre no terceiro domingo de maio, a nova edição do Festival da Quitanda de Congonhas já tem data confirmada para acontecer: 17 de maio de 2009. Esse ano, com programação ampliada, a abertura do Festival da Quitanda de Congonhas acontece no sábado, dia 16, com rodas de viola e caldos e o lançamento do livro Quitandas de Minas, receitas de família e histórias (Gutenberg Editora, 188p. R$ 69,00), de Rosaly Senra, às 17h na Romaria (Alameda Cidade de Matosinhos de Portugal, 153).
O Festival resgata e cultiva a tradição mineira da boa mesa e do bem receber. Reunindo as mais famosas quitandeiras da região, cada uma com seus segredos e histórias, apresenta ao público os tradicionais sabores da rica gastronomia do Estado. São mais de 50 quitandeiras das cidades do Circuito do Ouro e Estrada Real trazendo o que fazem de melhor da tradição culinária mineira e que concorrem ao prêmio Quitanda mais saborosa.
Você vai poder degustar e levar para casa: bolos, biscoitos de polvilho, broas de fubá, doces em compota, cubus, quecas, licores, pães variados, sequilhos, doces de corte, pamonhas, quebra-quebra, pé de moleque, tortas, cachaças da terra e uma infinidade de gostosuras.
Você poderá conhecer e se encantar com os autênticos moinhos de fubá e engenho de cana das tradicionais fazendas coloniais em plena atividade, além acompanhar a produção da garapa e rapaduras, conhecer o famoso chá de congonha e provar das quitandas feitas durante o evento.
E no encerramento do 9º Festival da Quitanda, domingo às 5h da tarde, haverá show com o violeiro Pereira da Viola.
O livro Quitandas de Minas, receitas de família e histórias traz centenas de deliciosas receitas da mais tradicional culinária mineira e ensina receitas de bolos, biscoitos, roscas, doces, licores e do famoso pão de queijo. A autora ainda mostra como fazer aquele irresistível biscoito de coco, aquela rosca de leite condensado que ninguém consegue dispensar. Além disso, há outras receitas como o biscoito de polvilho, o quebra-quebra, o rocambole e o biscoito de nata. E, para simplificar ainda mais a vida de quem vai se aventurar no fogão, Rosaly dá importantes dicas referentes a: quadro de medidas, tipos de fermento, pontos de calda e temperatura do forno.
O evento tem entrada franca.
Penso eu: Eu vou! Ja estive la em outros. E mais: de COngonhas conheco todas as receitas que um dia a Lele fez pra mim. Ja ouviu falar em biscoito feito de polvilho de xuxu? Minha receita predileta. Um caminhao de xuxu para um quilo de biscoito.
Antes que eu esqueca: SOu cidadao honorario de COngonhas, patrimonio cultural da humanidade. Com muito orgulho e honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário