Memoria e historia

Lentes descortinam o Brasil de ontem e hoje


Pierre Verger/Divulgação
Fotografia do francês Pierre Verger, exposta na Pinacoteca
Fotografia de Pierre Verger, exposta na Pinacoteca, da mostra "À Procura de um Olhar"

JULIANA NADIN
do Guia da Folha
Pierre Verger, Jean Manzon e Marcel Gautherot são o alicerce de "À Procura de um Olhar: Fotógrafos Franceses e Brasileiros Revelam o Brasil", coletiva inaugurada na Pinacoteca, que celebra o ano da França no Brasil.

A partir desses três nomes históricos, outros três franceses (Antoine D'Agata, Bruno Barbey e Olívia Gay) e três brasileiros (Mauro Restiffe, Tiago Santana e Luiz Braga) foram convidados a apresentar imagens do Brasil que dialogassem com as do primeiro núcleo.

Pinacoteca do Estado - pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3324-1000. Ter. a dom.: 10h às 17h30. Abertura: 25/4. Até 28/6. Livre. Ingr.: R$ 4 (sáb.: grátis).

A história de um mico
Um dia, a convite do Zé Osvaldo Pontes, Diretor Geral do DNOCS, quando o DNOCS era o DNOCS, fui para a inauguração da Usina do Xingó. Muita gente, muitos políticos, o presidente da república, governadores do Nordeste, a Sudene inteira e tal. Levava a tiracolo uma maquininha fotográfica pequena, moderna, mas nada de profissional. Tive vontade de registrar minha presença ali. Olhei em volta e encontrei um senhor baixinho, pequenininho mesmo, cabelos grisalhos, olhar brilhante, atento. Fiz a aproximação e pedi para que ele fizesse a foto que eu queria. Escolhi o ângulo e dei pro senhor explicações sobre a câmera. Muito sério e extremamente bondoso, assim falava sua expressão de carinho, fez o que pedi. Quando olhei direito, já com a máquina nas mãos, quase caí do susto, da vergonha pelo mico que acabara de pagar: O Senhor baixinho, carinhoso e humilde era ninguém menos que Jean Manzon. Quase me desmancho em desculpas para receber um abraço amigo e um sincero: Foi um prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário