A gripe no Mundo

Estados Unidos têm primeira morte por gripe suína, diz autoridade
Do UOL Notícias*

Uma autoridade governamental confirmou na quarta-feira a primeira morte nos Estados Unidos por causa do novo vírus H1N1 da gripe suína: uma criança de 23 meses que morreu no Estado do Texas, informou a Reuters e a CNN.

É a primeira morte por gripe suína registrada fora do México, país mais afetado pelo surto da doença. A autoridade não deu mais detalhes sobre o caso. Autoridades dos EUA confirmaram 65 casos de gripe suína, a maior parte deles suave.

No final da noite de ontem (28), Argentina e Cuba anunciaram a suspensão de voos para o México.

Na Alemanha, autoridades confirmaram o primeiro caso de gripe suína no país. Com isso, agora nove países têm casos confirmados da doença. Na terça-feira (28), Nova Zelândia e Israel já haviam confirmado casos da doença. Além desses, também foram confirmados casos no Reino Unido, Espanha, Canadá, Costa Rica, Estados Unidos e no México, onde a epidemia teria começado.

O vírus H1N1 da gripe suína já foi detectado em quatro continentes. O novo caso detectado na Alemanha é de uma pessoa moradora do sul da Bavária. As autoridades alemãs haviam anunciado na terça-feira que três pessoas estavam sendo testadas por possível contaminação pelo vírus da gripe suína, mas não se sabe se o caso confirmado é de uma delas.

No Reino Unido, o primeiro-ministro Gordon Brown, anunciou nesta quarta-feira que três novos casos de gripe suína foram confirmados, um deles em uma menina de 12 anos.

A escola onde a garota estuda foi provisoriamente fechada, e os alunos estão sob observação e tomando medicamentos.

O governo do México havia confirmado na terça-feira 20 mortes por gripe suína, mas posteriormente retificou a informação e disse que apenas sete foram confirmadas por testes laboratoriais.

De acordo com o secretário de Saúde mexicano, José Ángel Córdova, os sete casos comprovados foram registrados em duas delegações (distritos) da capital mexicana: Tlalpan (6) e Magdalena Contreras (1), localizados na zona sul dessa urbe de nove milhões de habitantes, quase 19 milhões se somada sua região metropolitana.


"Neste momento, estão sendo examinados os exames clínicos dos pacientes com casos suspeitos da gripe suína, e nas próximas 24 horas poderemos saber os resultados de 150 casos", disse.

De todos os pacientes suspeitos, esclareceu o ministro mexicano, foi possível "constatar com absoluta certeza a existência de 26 casos", dos quais sete morreram.

Segundo as autoridades mexicanas, há 159 mortes por suspeita de gripe suína até agora, com cerca de 1.600 casos de suspeita de contágio pelo vírus no total.

Coreia do Sul

Autoridades sanitárias sul-coreanas anunciaram hoje cinco novas suspeitas da gripe suína no país. Segundo o Centro para o Controle de Doenças da Coreia do Sul, nove pessoas que retornaram recentemente de México e Estados Unidos apresentavam sintomas da gripe suína, por isso foram submetidas a exames para determinar seu estado.

Em quatro destes pacientes a doença foi descartada, mas outros cinco estão sendo examinados para determinar se estão contaminados pelo vírus A/H1N1, uma variante da tradicional cepa H1N1 que mutou dos porcos aos humanos.

Canadá

No Canadá, o número de casos confirmados de gripe suína subiu para 13, todos "leves", de acordo com a ministra de Saúde do país, Leona Aqlukkag. Segundo ela, todos os infectados viajaram recentemente ao México. O governo recomendou a seus cidadãos que evitem visitar o país. Agências de turismo atenderam a recomendação e adiaram viagens programadas.


Reunião de emergência

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência para esta quarta-feira com especialistas para discutir a situação e avaliar a natureza exata do foco de gripe.
No início da semana, a OMS havia advertido de que o vírus não pode mais ser contido e que os governos devem agora se focar em medidas para amenizar seus efeitos.
A organização advertiu, porém, que medidas como proibição de viagens não devem ter nenhum efeito prático.

Ainda ontem (28), a OMS também afirmou que o recente surto de gripe suína pode levar a uma pandemia branda, mas alertou que a pandemia de 1918, causada com a gripe espanhola, que deixou dezenas de milhões de mortos, começou da mesma forma.

"A pior pandemia do século 20 aconteceu (...) em 1918 e também começou como uma pandemia relativamente branda que não chegou a ser muito notada na maioria dos lugares. Depois, ela se tornou uma pandemia bastante séria, um dos mais sérios episódios de doenças contagiosas já registrados", afirmou o diretor-geral adjunto para segurança sanitária da OMS, Keiji Fukuda.

A doença foi detectada pela primeira vez no México em meados de abril, espalhando-se depois por outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário